O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO A PARTIR DE PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO GERADOS EM SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE GEOMETRIA
Geometria. Atividade de Ensino. Atividade de Estudo. Pensamento Teórico.
Na presente pesquisa analisou-se o desenvolvimento do pensamento teórico a partir de significações geradas por estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental, em situações desencadeadoras de aprendizagem do campo de conceitos da Geometria. Com base nos pressupostos teóricos do materialismo histórico-dialético de Karl Marx, na teoria histórico-cultural de Lev Vigotski, nos estudos de Alexei Leontiev, Vasily Davýdov e Pável Kopnin, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, em uma turma de quarto ano de uma escola pública do interior de Minas Gerais. Os objetivos específicos são: compreender os elementos que evidenciam a formação do pensamento teórico-matemático dos estudantes (pensamento geométrico); identificar quais elementos da intervenção pedagógica corroboram para suscitar a atividade de estudos; e analisar o papel dos elementos de mediação (instrumentos e signos) mobilizados na produção das significações acerca do campo conceitual explorado no processo ensino aprendizagem. O objeto de investigação foram as significações produzidas a partir de uma Unidade Didática denominada "Explorando a geometria através do tempo". Trata-se de uma contação de história infantil envolvendo situações desencadeadoras de aprendizagem (SDA) mediadas por tecnologias que explorou o desenvolvimento lógico histórico de conceitos estruturantes da Geometria. A partir da história criada pela professora-pesquisadora, “As férias no sítio do vovô Carminho”, os estudantes foram levados para uma viagem, desde os primórdios da humanidade, o que procurou demonstrar a constituição da geometria ao longo do tempo, em diferentes culturas e épocas. Os dados foram constituídos pelos registros da pesquisadora no diário de campo, do registro produzido pelos estudantes durante as SDA e pela transcrição das gravações realizadas durante os processos de significação estabelecidos. A análise dos dados foi realizada por meio da metodologia denominada Núcleos de Significação.