Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANE ELIZE GIRALDELLO LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANE ELIZE GIRALDELLO LOPES
DATA: 05/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/sqw-uidg-yxz?authuser=0
TÍTULO:

INVESTIGANDO ELEMENTOS MANIFESTADOS POR CRIANÇAS AO LONGO DE ATIVIDADES DE UMA FEIRA DE CIÊNCIAS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Ciências, Educação Científica, Educação Infantil, Feira de Ciências


PÁGINAS: 59
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

A Feira de Ciências é um evento que faz a culminância dos trabalhos escolares realizados durante um período letivo, expondo a caminhada e estratégias utilizadas na construção dos conhecimentos. É uma oportunidade para os alunos divulgarem o conhecimento científico construído em sala de aula e fora dela, além de desenvolver nos estudantes uma capacidade de posicionamento crítico, já que o evento costuma abordar diversos temas. Destacando que os trabalhos da Feira de Ciências são fundamentados por projetos temáticos que na Educação Infantil tem o intuito de dar um sentido criativo à aprendizagem, por meio do despertar da curiosidade, evitando uma sequência de repetições de informação ou treino corriqueiro de atividades. Nesse contexto, a proposta de investigar atividades voltadas a formação científica na educação infantil é relevante, pois segundo Costa (2020), em um número muito reduzido, elas já existem e de um modo geral, evidenciam possibilidades e potencialidades de propor um ensino de ciências que estimule a criticidade e o exercício da cidadania, de acordo com as características dessa fase de desenvolvimento das crianças. No presente trabalho, as atividades da Feira de Ciências foram realizadas semanalmente ao longo de nove meses, com foco no projeto temático "Dinossauros", explorando a história desses animais e sua conexão com o cotidiano infantil, como desenhos e brinquedos. A questão de investigação que permeia o trabalho é: Que elementos de um processo introdutório às ciências foram manifestados por crianças da educação infantil, ao longo de atividades envolvendo o tema dinossauros? Tendo como objetivo geral investigar e analisar os elementos manifestados pelas crianças ao longo de algumas atividades introdutórias às ciências, desenvolvidas com o tema dinossauros. Para alcançar o objetivo geral foram traçados objetivos específicos, a saber: i) realizar um levantamento de quais as atividades mais marcaram as crianças; e ii) identificar e analisar elementos, relacionados as ciências, que foram usados pelas crianças nas atividades citadas. Os dados foram coletados por meio de vídeos, fotos, portfólios das crianças e entrevistas, e analisados por meio de análise de conteúdo. A partir das entrevistas foram estabelecidas cinco categorias que evidenciaram a riqueza das experiências das crianças e os temas que mais as impactaram ao longo das atividades. Observando as categorias temáticas e atividades relacionadas, notou-se que as crianças da educação infantil manifestaram vários elementos científicos, envolvendo diferentes espécies de dinossauros, formas de alimentação (herbívoros, carnívoros e onívoros) e suas características físicas (tamanho, forma, tipo de dentes, postura), entendendo que os seres vivos podem ser agrupados de acordo com suas características.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - MARIANNA MEIRELLES JUNQUEIRA (Membro)
Interno - RENATA REIS PEREIRA (Membro)
Interno - PAULO RICARDO DA SILVA (Membro)
Externo ao Programa - LILIAN PATRICIA LIMA - DQI/ICN (Suplente)
Externo à Instituição - RITA DE CASSIA REIS - UFJF (Membro)
Notícia cadastrada em: 22/11/2024 11:30
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 09/05/2025 05:21