Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MATEUS LOURES LUCAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATEUS LOURES LUCAS
DATA: 14/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/fzc-kymm-ptw
TÍTULO:

UTILIZANDO O MODELO AIR EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: INVESTIGANDO UMA POSSÍVEL APROXIMAÇÃO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA


PALAVRAS-CHAVES:

Cognição Epistêmica. Ensino de Física. Alfabetização Científica


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

Esta pesquisa busca investigar uma possível aproximação entre o modelo de desenvolvimento epistêmico, elaborado por Barzilai e Chinn, e a Alfabetização Científica, conforme proposto por Sasseron. Para tanto, a pesquisa explora a implementação do modelo AIR no ensino de Física, avaliando suas implicações no planejamento, desenvolvimento e replanejamento de aulas para uma turma de primeiro período do curso de Licenciatura em Física, e investigando a promoção da alfabetização científica e o desenvolvimento epistêmico dos estudantes. O modelo de desenvolvimento epistêmico, também denominado Apt-AIR Framework, é um complemento do modelo AIR, trazendo maior fundamentação teórica, e será utilizado apenas na análise dos dados. A importância desta pesquisa se encontra justamente em aprofundar os estudos na área no Brasil, trazendo o referencial para a nossa realidade e buscando estabelecer conexões com outras áreas de pesquisa, como a Alfabetização Científica. Este estudo adota uma abordagem qualitativa e exploratória, envolvendo a elaboração e aplicação de uma Sequência de Ensino e Aprendizagem (SEA) sobre o tema da Combustão, utilizando o modelo AIR para orientar a construção das atividades. A coleta de dados será realizada por meio de diários reflexivos escritos pelo pesquisador, e a análise qualitativa, a partir do modelo de desenvolvimento epistêmico e dos indicadores de alfabetização científica, buscará avaliar o impacto da utilização do modelo AIR na SEA, com foco no desenvolvimento epistêmico e na promoção da alfabetização científica dos alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - WAGNER FRANKLIN BALTHAZAR - IFRJ (Membro)
Interno - IRAZIET DA CUNHA CHARRET (Membro)
Interno - JOSE ANTONIO ARAUJO ANDRADE (Suplente)
Presidente - JEFFERSON ADRIANO NEVES (Membro)
Notícia cadastrada em: 14/02/2025 11:21
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 09/05/2025 05:33