AS SIGNIFICAÇÕES PRODUZIDAS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Significações. Atividade de Modelagem Matemática. Resíduos Sólidos. Modelagem na Educação Matemática.
A presente pesquisa teve por objetivo geral investigar as significações produzidas por estudantes do ensino médio, em Atividade de Modelagem Matemática, para o desenvolvimento do pensamento teórico acerca do conceito de exponencial. Este objetivo é composto pelos seguintes objetivos específicos: (1) analisar como a Atividade de Modelagem Matemática pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento teórico acerca do conceito de exponencial para turmas do segundo ano do ensino médio e (2) explorar e entender o significado atribuído à ideia de exponencial, bem como procedimentos e estratégias matemáticas envolvendo tal conceito, a partir da Atividade de Modelagem Matemática. Esses objetivos foram estabelecidos como um caminho plausível para responder a seguinte questão de investigação: Como a Modelagem Matemática compreendida como uma atividade do sujeito em aprendizagem pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento teórico acerca do conceito de exponencial? A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição pública de ensino, com quatro estudantes do segundo ano do ensino médio da rede estadual de Minas Gerais, no primeiro semestre de 2023. Foi proposta uma unidade didática aos participantes com a temática Resíduos Sólidos, para que, a partir deste tema, se pudesse desenvolver o conceito de exponencial por meio da Modelagem Matemática. Para a produção dos dados, os métodos e instrumentos utilizados foram: registros feitos pelos participantes ao longo da pesquisa, dispositivos eletrônicos para gravação em áudio e em vídeo e o diário de campo da professora pesquisadora. Portanto, os dados da pesquisa foram constituídos a partir dos registros escritos, das transcrições dos áudios e vídeos gravados de cada um dos momentos. A descrição, a análise e a interpretação dos dados foram feitas seguindo o procedimento metodológico denominado Núcleos de Significação, a partir do qual foi possível estabelecer vinte e nove pré-indicadores, os quais possibilitaram definir seis indicadores e, em seguida originaram-se dois núcleos de significação, sendo eles: (1) Construção do conhecimento e (2) Significados conferidos as experiências vivenciadas. A partir dos resultados alcançados, podemos considerar que, mediante a Atividade de Modelagem Matemática, foi possível que os estudantes compreendessem o conceito de exponencial e suas aplicações.