INVESTIGAÇÃO DA GENERALIZAÇÃO DO PENSAMENTO ARITMÉTICO COMO FORMA DE ASCENSÃO AO PENSAMENTO ALGÉBRICO
Teoria Histórico-Cultural. Generalização da Aritmética. Pensamento Algébrico. Ensino da Álgebra. Atividade.
O objeto dessa pesquisa foi investigar o processo de significação estabelecido pela Atividade dos estudantes em Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) que possibilitassem o desenvolvimento do pensamento algébrico a partir da generalização do pensamento aritmético. Enunciado o objeto da pesquisa, elaboramos a seguinte questão orientadora: Que significações produzidas por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, por meio de situações desencadeadoras de aprendizagem possibilitam o desenvolvimento do pensamento algébrico? Tivemos como hipótese, que as dificuldades dos estudantes no estudo da álgebra decorriam de problemas advindos da aritmética, para tanto formulamos como objetivo principal: analisar o desenvolvimento do pensamento algébrico, por meio de SDA que explorassem a generalização do pensamento aritmético. E como objetivos específicos elencamos: 1) analisar se a mobilização dos nexos conceituais da álgebra em SDA produzem significações que corroboram para o desenvolvimento do pensamento algébrico; 2) analisar se as SDA suscitam a Atividade de Estudos/Aprendizagem; 3) analisar se o papel da mediação pedagógica na produção das significações. O desenvolvimento dessa pesquisa foi calcado na teoria histórico-cultural, pois tem como base o desenvolvimento do homem através do contato com sua história e o meio cultural, no qual este está inserido, sem desconsiderar a subjetividade própria de cada indivíduo. A metodologia adotada para a realização da pesquisa foi fundamentada, a partir da análise de núcleos de significação, decorrentes dos diálogos dos envolvidos no ambiente da pesquisa, por efeito das tarefas e contextos propostos de aprendizagens durante o percurso da trajetória dessa pesquisa. Os núcleos de significação identificados evidenciaram três aspectos centrais do desenvolvimento do pensamento algébrico: (1) a transição da linguagem aritmética para a generalização, na qual os estudantes começaram a identificar padrões e regularidades; (2) a generalização da aritmética para a constituição do conceito de variável, demonstrando a relação entre números e símbolos; e (3) a integração entre linguagem algébrica, figura geométrica, fluência e interdependência, promovendo um entendimento mais amplo e teórico da álgebra. A metodologia de pesquisa adotada possui base lógico-histórica, constituída a partir do método materialista histórico-dialético. Para mais fizemos uso de categorias acerca da concepção de educação escolar pautada na práxis social, tais como: trabalho, contradição, mediação necessidade e motivo. Os resultados destacam como as SDA, fundamentadas na teoria histórico-cultural, contribuíram para a formação de significações matemáticas e para o desenvolvimento do pensamento teórico algébrico, permitindo aos estudantes identificarem padrões, compreender variáveis e interpretar situações matemáticas complexas.