📢 🎓 Convidamos toda a comunidade acadêmica e demais interessados para a defesa da dissertação de mestrado de Mislaine C. Cardoso, discente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
📚Resumo da pesquisa:
A pesquisa analisa como estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental desenvolvem o pensamento teórico por meio de significações geradas em situações de aprendizagem de conceitos geométricos. Utilizando uma abordagem qualitativa, fundamentada no materialismo histórico-dialético e na teoria histórico-cultural, o estudo foi conduzido em uma escola pública do interior de Minas Gerais.
A investigação focou em compreender os elementos que evidenciam a formação do pensamento teórico-matemático dos estudantes, identificar quais aspectos da intervenção pedagógica estimulam a atividade de estudo e analisar o papel dos instrumentos e signos mobilizados no processo de ensino-aprendizagem.
Uma das estratégias adotadas foi a criação de uma história infantil intitulada As Férias no Sítio do Vovô Carminho, que levou os estudantes a uma viagem pela constituição histórica da geometria em diferentes culturas e épocas. Os dados foram coletados por meio de registros em diário de campo, produções dos estudantes e transcrições de gravações das interações durante as atividades. A análise dos dados foi realizada utilizando a metodologia de Núcleos de Significação e complementada pela análise de episódios e cenas, conforme proposto por Manoel Oriosvaldo de Moura.