O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO A PARTIR DE PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO GERADOS EM SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE GEOMETRIA
Geometria. Teoria Histórico-Cultural. Teoria da Atividade. Atividade Orientadora de Ensino.
Na presente pesquisa analisou-se o desenvolvimento do pensamento teórico a partir de significações geradas por estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental, em situações desencadeadoras de aprendizagem do campo de conceitos da Geometria. Com base nos pressupostos teóricos do materialismo histórico-dialético de Karl Marx, na teoria histórico-cultural de Lev Vigotski, nos estudos de Alexei Leontiev, Vasily Davýdov e Pável Kopnin, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, em uma turma de quarto ano de uma escola pública do interior de Minas Gerais. Os objetivos específicos são: compreender os elementos que evidenciam a formação do pensamento teórico-matemático dos estudantes (pensamento geométrico); identificar quais elementos da intervenção pedagógica corroboram para suscitar a atividade de estudos; e analisar o papel dos elementos de mediação (instrumentos e signos) mobilizados na produção das significações acerca do campo conceitual explorado no processo ensino aprendizagem. O objeto de investigação desta pesquisa foi o desenvolvimento do pensamento teórico de estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental, a partir de significações em situações desencadeadoras de aprendizagem de conceitos de geometria. Essas situações buscaram compreender que significações produzidas por estudantes do ensino fundamental, em Situações Desencadeadoras de Aprendizagem de conceitos de geometria, corroboram para o desenvolvimento do pensamento teórico. A Unidade Didática desenvolvida trata-se de uma contação de história infantil, envolvendo situações desencadeadoras de aprendizagem (SDA) que explorou o desenvolvimento lógico histórico de conceitos estruturantes da Geometria. A partir do livro de história infantil criada pela professora-pesquisadora, “As férias no sítio do vovô Carminho”, os estudantes foram levados para uma viagem, desde os primórdios da humanidade, o que procurou demonstrar a constituição da geometria ao longo do tempo, em diferentes culturas e épocas. Os dados foram constituídos pelos registros da pesquisadora no diário de campo, do registro produzido pelos estudantes durante as SDA e pela transcrição das gravações realizadas durante os processos de significação estabelecidos. A análise dos dados foi realizada inicialmente por meio da metodologia denominada Núcleos de Significação. Posteriormente, juntou-se a análise por meio de episódios e cenas, como proposto por Manoel Oriosvaldo de Moura.