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Banca de DEFESA: MANOEL DE OLIVEIRA JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANOEL DE OLIVEIRA JÚNIOR
DATA: 31/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/wde-rgdj-npb
TÍTULO:

O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO A PARTIR DE SIGNIFICAÇÕES PRODUZIDAS EM SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ÁLGEBRA


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria histórico-cultural. Ensino de matemática. Pensamento teórico. Álgebra.


PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Essa pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar o desenvolvimento do pensamento teórico de alunos do 8º ano dos anos finais do ensino fundamental em situações desencadeadoras de aprendizagem (SDA) mediadas pelo professor e pela utilização de uma tecnologia digital no ensino de álgebra. Recorreu-se aos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético (Marx) e na Teoria Histórico-Cultural (Vigotski), Teoria da Atividade (Leontiev) e Teoria do Ensino Desenvolvimental (Davidov) como referencial teórico. Posteriormente recorremos ao lógico-histórico da álgebra, a fim de encontrarmos os nexos conceituais presentes em sua formação e por fim definimos o conceito de atividade orientadora de ensino (AOE) para elaborarmos a nossa unidade didática.  A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e está inserida no contexto escolar, e visa responder o seguinte problema de pesquisa: Como os processos de significações estabelecidos em situações desencadeadoras de aprendizagem promovem o desenvolvimento do pensamento algébrico?  Para respondermos a essa pergunta, propomos dois objetivos específicos: analisar as potencialidades e os limites dos instrumentos de mediação utilizados e se as significações produzidas pelos estudantes nas situações desencadeadoras de aprendizagem corroboram para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Como forma de coleta de dados utilizamos o gravador de voz, as notas de campo do professor pesquisador e o registro das tarefas realizadas pelos alunos. Como método de análise dos dados foram utilizados os núcleos de significação, que consiste em três etapas: levantamento de pré-indicadores, sistematização dos indicadores e a construção dos núcleos de significação. O produto educacional foi produzido e aplicado com uma turma do 8º ano em uma escola situada na zona rural no município de Baependi-MG entre os dias 19 a 27 de outubro de 2022. Através da análise dos dados pudemos perceber pelas significações produzidas e pela mediação que os estudantes conseguiram desenvolver o pensamento teórico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - JOSE ANTONIO ARAUJO ANDRADE (Membro)
Interno - SILVIA MARIA MEDEIROS CAPORALE (Suplente)
Interno - MARIO HENRIQUE ANDRADE CLAUDIO (Membro)
Externo à Instituição - REGINA CELIA GRANDO - USP (Suplente)
Externo à Instituição - ADRIANA APARECIDA MOLINA GOMES - UFMS (Membro)
Notícia cadastrada em: 28/03/2025 10:55
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