O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO A PARTIR DE SIGNIFICAÇÕES PRODUZIDAS EM SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ÁLGEBRA
Teoria histórico-cultural. Ensino de matemática. Pensamento teórico. Álgebra.
Essa pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar o desenvolvimento do pensamento teórico de alunos do 8º ano dos anos finais do ensino fundamental em situações desencadeadoras de aprendizagem (SDA) mediadas pelo professor e pela utilização de uma tecnologia digital no ensino de álgebra. Recorreu-se aos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético (Marx) e na Teoria Histórico-Cultural (Vigotski), Teoria da Atividade (Leontiev) e Teoria do Ensino Desenvolvimental (Davidov) como referencial teórico. Posteriormente recorremos ao lógico-histórico da álgebra, a fim de encontrarmos os nexos conceituais presentes em sua formação e por fim definimos o conceito de atividade orientadora de ensino (AOE) para elaborarmos a nossa unidade didática. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e está inserida no contexto escolar, e visa responder o seguinte problema de pesquisa: Como os processos de significações estabelecidos em situações desencadeadoras de aprendizagem promovem o desenvolvimento do pensamento algébrico? Para respondermos a essa pergunta, propomos dois objetivos específicos: analisar as potencialidades e os limites dos instrumentos de mediação utilizados e se as significações produzidas pelos estudantes nas situações desencadeadoras de aprendizagem corroboram para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Como forma de coleta de dados utilizamos o gravador de voz, as notas de campo do professor pesquisador e o registro das tarefas realizadas pelos alunos. Como método de análise dos dados foram utilizados os núcleos de significação, que consiste em três etapas: levantamento de pré-indicadores, sistematização dos indicadores e a construção dos núcleos de significação. O produto educacional foi produzido e aplicado com uma turma do 8º ano em uma escola situada na zona rural no município de Baependi-MG entre os dias 19 a 27 de outubro de 2022. Através da análise dos dados pudemos perceber pelas significações produzidas e pela mediação que os estudantes conseguiram desenvolver o pensamento teórico.