INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA FEIRA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A INTRODUÇÃO AS CIÊNCIAS COM CRIANÇAS
Ensino de Ciências; Educação Científica; Educação Infantil; Feira de Ciências; Dinossauros.
A Feira de Ciências é um evento que marca a culminância dos trabalhos escolares desenvolvidos ao longo de um período letivo, expondo o processo e as estratégias utilizadas na construção do conhecimento. É uma oportunidade para os alunos apresentarem o conhecimento científico construído tanto em sala de aula quanto fora dela, além de estimular o desenvolvimento de um posicionamento crítico, já que o evento aborda diversos temas. Os trabalhos da Feira de Ciências são baseados em projetos temáticos que, na Educação Infantil, visam dar um sentido criativo à aprendizagem, despertando a curiosidade e evitando a repetição mecânica de informações ou atividades rotineiras. Nesse contexto, investigar atividades voltadas à formação científica na educação infantil é relevante, pois, segundo Costa (2020), embora ainda em número reduzido, essas atividades já existem e demonstram possibilidades de promover um ensino de ciências que estimule a criticidade e o exercício da cidadania, alinhado às características dessa fase do desenvolvimento infantil. Neste trabalho, as atividades da Feira de Ciências foram realizadas semanalmente ao longo de um período de 6 meses, com foco no projeto temático "Dinossauros", explorando a história desses animais e sua conexão com o cotidiano das crianças, como desenhos e brinquedos. Esta pesquisa tem como questão central quais as contribuições de uma Feira de Ciências na Educação Infantil para a introdução às ciências com crianças? O objetivo geral é investigar e analisar o pensamento científico manifestado pelas crianças durante atividades introdutórias às ciências, com foco no tema dinossauros. Acreditamos que a introdução às ciências na Educação Infantil, por meio de uma Feira de Ciências entendida como um processo contínuo, pode contribuir para formar crianças curiosas, confiantes e motivadas a explorar o mundo ao seu redor. Essa abordagem reforça a importância das ciências desde os primeiros anos escolares, promovendo a construção de conhecimentos, o desenvolvimento da curiosidade científica, das habilidades motoras e da integração social. Assim, a Feira de Ciências se torna uma experiência marcante e enriquecedora para os pequenos participantes. Os dados foram coletados por meio de vídeos, fotos, portfólios das crianças e entrevistas, e analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo. A partir das entrevistas, foram estabelecidas cinco categorias que evidenciaram a riqueza das experiências vivenciadas pelas crianças e os temas que mais as impactaram. As cinco categorias foram: 1) as características dos dinossauros, explorando suas diferenças físicas e hábitos alimentares; 2) a criação/confecção do ovo, que envolveu a participação ativa das crianças em uma atividade prática; 3) a experiência do vulcão, que despertou grande interesse ao simular um fenômeno natural; 4) o filme ‘O Bom Dinossauro’, que proporcionou uma conexão emocional e lúdica com o tema; e 5) a investigação sobre a presença humana na era dos dinossauros, que estimulou questionamentos e reflexões sobre a coexistência entre espécies. Ao observar essas categorias e as atividades relacionadas, percebeu-se que as crianças manifestaram diversos elementos científicos, como o conhecimento sobre diferentes espécies de dinossauros, seus hábitos alimentares (herbívoros, carnívoros e onívoros) e características físicas (tamanho, forma, dentes e postura), compreendendo que os seres vivos podem ser agrupados de acordo com suas características. Esses resultados destacam a importância de atividades introdutórias às ciências na educação infantil, promovendo não apenas o aprendizado, mas também o desenvolvimento da curiosidade e do pensamento crítico. As análises destacaram a riqueza das experiências vivenciadas pelas crianças, reforçando a importância de atividades práticas e interativas no processo de introdução às ciências na educação infantil. Atrelado a pesquisa também foi elaborado o produto educacional intitulado Feira de Ciências na Educação Infantil: o tema dinossauros. Nesse material são apresentadas orientações gerais para organização de uma Feira de Ciências na Educação Infantil e exibidas todas as atividades desenvolvidas com as crianças com o tema dinossauros.