Investigando a Própria Prática Docente: O Início da Carreira Docente e as Contribuições da Reflexão Orientada para o Desenvolvimento Profissional
Reflexão Docente. Formação de professores. Desenvolvimento profissional. Reflexão orientada. Início da carreira docente. PRO.
Esta pesquisa investiga as crenças educacionais e os conflitos enfrentados por uma Professora de Química do Ensino Médio em início de carreira, bem como o seu processo de desenvolvimento profissional, durante sua participação no PRO. A pesquisa analisa como esses conflitos impactam seu engajamento profissional e de que maneira o Processo de Reflexão Orientada (PRO), contribui para o desenvolvimento profissional da docente. Adotou-se uma abordagem qualitativa e é estruturada em torno de entrevistas, transcrições e análises das respostas da Professora ao questionário de crenças pedagógicas INPECIP e registros dos encontros individuais e em grupo do PRO, além das reflexões registradas em seu diário de campo. A análise dos dados mostra como as concepções da professora evoluíram ao longo do PRO, demonstrando uma tendência crescente em adotar práticas pedagógicas mais construtivistas. A participação no PRO, contribuiu significativamente para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao planejamento, à mediação e à análise crítica da prática pedagógica. Os resultados apontam também para a importância da construção de espaços formativos que promovam o diálogo, a escuta e o acompanhamento, favorecendo a superação de inseguranças típicas do início da carreira docente. Além disso, a pesquisa evidenciou que a reflexão sobre a prática, quando conduzida de forma orientada e sustentada por fundamentação teórica, potencializa a ressignificação de crenças e concepções pedagógicas, promovendo o desenvolvimento de uma identidade docente mais crítica e consciente.