Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURICIO SOUZA NOVAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAURICIO SOUZA NOVAIS
DATA: 09/10/2025
HORA: 13:30
LOCAL: Google meet - meet.google.com/hzy-acwm-jzy
TÍTULO:

INVESTIGANDO INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO COM TEMA PESTICIDAS


PALAVRAS-CHAVES:

jogos, jogo didático, ensino de química, pesticidas, química ambiental, alfabetização científica.


PÁGINAS: 37
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

O estudo da química por muitas vezes é considerado desafiador por vários motivos, muitos deles relacionados à complexidade dos temas abordados quanto pela quantidade de fórmulas e conceitos necessários para seu entendimento. Essa dificuldade se dá principalmente porque a química, assim como as demais ciências, possui uma linguagem própria, e o entendimento desses conceitos está diretamente ligado à compreensão dessa linguagem científica. Desse modo, é importante pensarmos em maneiras de motivar os estudantes e aproximá-los dessa linguagem, pensando nisso, o presente trabalho se propõe a investigar as potencialidades do jogo “Jogando com Pesticidas: Trilha Química”, na promoção da alfabetização científica. O jogo apresentado neste trabalho, pode ser classificado como um jogo de tabuleiro com cartas, cujo objetivo é trabalhar a temática dos pesticidas por meio de desafios propostos aos estudantes, onde devem proteger uma plantação do ataque de pragas utilizando de cartas contendo estruturas químicas de pesticidas comerciais. A aplicação do jogo foi realizada ao final de uma sequência didática para uma turma de 3º ano do ensino médio em uma escola pública em tempo integral no sul de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de filmagens e alguns trechos foram selecionados e transcritos a fim de investigar a presença de indicadores de alfabetização científica presentes nos diálogos registrados. A partir dos dados selecionados para essa primeira análise, foi possível identificar alguns indicadores, o que pode sugerir um processo de alfabetização científica em construção, contudo, há muitos dados ainda a serem analisados e discussões a serem feitas. De forma geral, o jogo didático demonstrou grande potencial na motivação e promoção de diálogos envolvendo a temática dos pesticidas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - RENATA REIS PEREIRA (Membro)
Interno - PAULO RICARDO DA SILVA (Suplente)
Externo ao Programa - LILIAN PATRICIA LIMA - DQI/ICN (Membro)
Externo à Instituição - LEANDRO ANTONIO DE OLIVEIRA - UNICAMP (Membro)
Notícia cadastrada em: 07/10/2025 10:38
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 17/10/2025 04:46