A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
Educação Financeira; Educação Matemática Crítica.; Planejamento; Orçamento.
A Educação Financeira pode ser um fator importante para a formação cidadã ao possibilitar que estudantes possam planejar, analisar e decidir de forma crítica sobre sua vida financeira. No contexto escolar, o processo de ensino e aprendizagem de planejamento e orçamento financeiro pode contribuir para a autonomia e para o exercício da cidadania ao articular saberes matemáticos às práticas sociais. Este trabalho tem como objetivo “Investigar as estratégias de resolução de problemas de um grupo de estudantes em um processo de construção/mobilização de conceitos matemáticos relacionados ao orçamento e planejamento financeiro”. Fundamentada em referenciais da Educação Matemática Critica Skovsmose (2001) e Educação Financeira Mazzi (2021), foi realizada em uma escola particular do Sul de Minas Gerais, com abordagem qualitativa. A investigação desenvolve por meio de uma sequência didática composta por cinco aulas, que abordaram desde noções de receitas e despesas até a elaboração de planilhas digitais e a reflexão coletiva sobre o uso consciente do dinheiro. Os dados foram constituídos por observações, registros em diário de campo, gravações em áudio dos diálogos entre estudantes e resolução das tarefas propostas, sendo organizados e analisados em episódios, como momentos fragmentados do processo de ensino e aprendizagem, permitindo compreender as estratégias utilizadas e as reflexões construídas ao longo da sequência didática.