AEE ; números inteiros; TEA; materiais manipulativos
Nossa pesquisa de mestrado busca contribuir para a inclusão de um estudante com Transtorno do Espectro Austista (TEA) no ensino de matemática. Temos como desafio encontrar estratégias para trabalhar os conceitos básicos da matemática com estes estudantes. Para isso, pesquisamos as potencialidades do uso de materiais manipulativos no ensino de matemática na sala de recursos multifuncionais. Desenvolvemos uma sequência didática nesse espaço para desenvolver o conceito de números inteiros, com o objetivo de mediar sua construção pelos estudantes em sala de aula, considerando as dificuldades que esses estudantes podem encontrar na abstração matemática. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de estudo de caso único, uma abordagem metodológica que envolve uma investigação detalhada, proporcionando uma compreensão contextualizada dos eventos das interações. Com a aplicação de atividades lúdicas e a utilização de materiais manipulativos diversos, analisamos o impacto dessas intervenções na aprendizagem dos estudantes, buscando evidenciar a importância dos materiais manipulativos como mediadores na construção do conhecimento matemático. Com o uso da sequência, buscamos facilitar a compreensão do assunto com os estudantes, mostrando a necessidade da criação dos números inteiros com situações do dia-a-dia, com o uso de materiais manipulativos para facilitar a compreensão abstrata da matemática. Após o término da sequência, observamos o desenvolvimento do estudante para identificar se ele se apropriou dos conceitos desenvolvidos, a fim de verificar a potencialidade da sequência desenvolvida para a aprendizagem dos conceitos envolvendo os números inteiros. Analisamos as potencialidades dos materiais manipulativos como uma estratégia de mediação no ensino de números inteiros para estudantes com transtorno do espectro autista na sala de recursos multifuncionais.