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Banca de QUALIFICAÇÃO: WELLINGTON ALMEIDA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WELLINGTON ALMEIDA FERREIRA
DATA: 19/12/2025
HORA: 16:00
LOCAL: https://meet.google.com/kpx-hsuf-kai
TÍTULO:

O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM


PALAVRAS-CHAVES:

Pensamento computacional. Teoria Histórico-Cultural. Significações. Pensamento algorítmico. Resolução de Problemas.


PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O pensamento computacional tem ganhado destaque crescente na bibliografia científica e é apresentado como um dos eixos temáticos nos documentos educacionais brasileiros, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse conceito é frequentemente associado à disciplina de Matemática, especialmente às ideias de álgebra e resolução de problemas. Como parte desta pesquisa, realizamos uma revisão bibliográfica em livros, teses, dissertações e artigos, com o objetivo de investigar o movimento lógico-histórico da computação e a constituição do pensamento computacional nesse contexto. Embora a revisão não componha diretamente os resultados da pesquisa, ela foi essencial para a fundamentação teórica e para a identificação de elementos pedagógicos tensionadores, essenciais na elaboração de situações desencadeadoras de aprendizagem (SDA). Essas situações tornam possível a mobilização de elementos mediadores na atividade de ensino elaborada pelo professor, quando o ensino é organizado segundo a teoria histórico-cultural. A pesquisa, de natureza prática e qualitativa, tem como objetivo central analisar o desenvolvimento do pensamento computacional por meio das significações produzidas em situações desencadeadoras de aprendizagem, fundamentando-se na teoria histórico-cultural. A documentação da pesquisa foi constituída em uma turma do 9o ano do Ensino Fundamental II de uma escola privada no interior de Minas Gerais, utilizando os instrumentos de constituição de dados: videogravações, documentos produzidos pelos estudantes e diário de campo. Para responder à questão de pesquisa: “que significações são produzidas em situações desencadeadoras de aprendizagem para o pensamento computacional”, os procedimentos metodológicos buscaram identificar e constituir núcleos de significação para sua posterior análise, conforme a metodologia proposta por Aguiar e Ozella (2006).


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - RONEI XIMENES MARTINS - DPE/FAELCH (Membro)
Externo à Instituição - MARIA DO CARMO SOUSA - UFSCAR (Membro)
Externo ao Programa - LUIZ FERNANDO RODRIGUES PIRES - DFM/ICET (Suplente)
Presidente - JOSE ANTONIO ARAUJO ANDRADE (Membro)
Notícia cadastrada em: 04/12/2025 16:30
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