O céu ancestral: integrando saberes dos povos originários no Ensino Médio através da origem das constelações nos mitos indígenas
Astronomia Indígena, Astronomia Cultural, Ensino de Astronomia , Educação Antirracista, Preconceito, Ensino de Ciências
Resumo: Esta pesquisa de mestrado investiga a integração da Astronomia Indígena na educação básica como uma forma de promover a valorização cultural e contribuir para a educação antirracista. O objetivo principal é desenvolver e implementar uma sequência didática com uma atividade de contação de histórias baseada na mitologia indígena sobre a origem das constelações das etnias Tupi-Guarani e Suruí. Ao conectar o estudo científico da Astronomia com os sistemas de conhecimento indígena, o projeto busca fomentar a inclusão cultural, promover o patrimônio indígena e desafiar preconceitos raciais na educação. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa para analisar as percepções e experiências de aprendizagem dos participantes nas atividades propostas. Os dados serão coletados por meio de questionários, criações artísticas, produções escritas dos alunos e diários reflexivos da professora-pesquisadora. A metodologia para análise de dados será a categorização simples inspirada na análise de conteúdo. O estudo visa oferecer contribuições significativas para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que promovam a sensibilidade cultural e a educação antirracista nas aulas de ciências, com o objetivo de apoiar práticas mais inclusivas e equitativas na educação básica no Brasil.