INVESTIGANDO ESTRELAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A HISTÓRIA DAS GALÁXIAS FOCADA EM HENRIETTA LEAVITT
Ensino de Astronomia; Mulheres na Ciência; História e Filosofia da Ciência; Natureza da Ciência, Ensino de Ciências; Diversidade,
É um consenso entre pesquisadores da área da Educação Científica a importância de ensinar aos estudantes não somente os conceitos científicos, mas também o contexto e processo de produção desses conceitos. Sendo assim, esta pesquisa possui como objetivo desenvolver e implementar uma sequência de ensino e aprendizagem (SEA) voltada para turmas do 2º ano do Ensino Médio, com foco na discussão da Natureza da Ciência (NdC), isto é, na reflexão crítica sobre os processos de construção do conhecimento científico. A SEA utiliza episódios históricos sobre galáxias, com ênfase na trajetória de Henrietta Leavitt e o desenvolvimento de sua Relação Período-Luminosidade, considerando a história da ciência uma ferramenta exitosa para discutir aspectos de NdC. Ao explorar conteúdos de astronomia, a pesquisa visa promover reflexões sobre a relação entre diversidade, gênero e ciência, buscando evidenciar que a ciência é um empreendimento humano, influenciado por fatores sociais, culturais e históricos. A implementação da SEA ocorrerá em uma escola pública estadual a fim de investigar as concepções de ciência dos estudantes antes, durante e após sua inserção. A coleta de dados ocorrerá por meio de gravações das anotações em diário de campo e das discussões e registros escritos dos estudantes. Os dados serão analisados com base em procedimentos inspirados na análise de conteúdo, com categorização das visões de ciência segundo referenciais de filósofos da ciência. Espera-se que a pesquisa contribua para o desenvolvimento de uma visão mais crítica, contextualizada e realista da ciência por parte dos estudantes, fortalecendo a representatividade e o interesse pelos temas científicos.