Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CINTHIA LANE DIAS RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CINTHIA LANE DIAS RIBEIRO
DATA: 03/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual do Google Meet
TÍTULO:

MATEMÁTICA E LETRAMENTO RACIAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DECOLONIAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA DA LEI 10.639/2003.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Matemática, Letramento Racial, Lei 10.639/2003.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

MATEMÁTICA E LETRAMENTO RACIAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DECOLONIAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA DA LEI 10.639/2003

Em nossa pesquisa, abordamos a necessidade de superar o currículo hegemônico e eurocêntrico no ensino de Matemática, propondo um caminho para o letramento racial de estudantes do ensino fundamental. Nosso problema de pesquisa busca entender como práticas pedagógicas decoloniais, que integram as contribuições africanas para a Matemática, podem promover o letramento racial, desafiando a visão única e europeia que ainda prevalece na educação. Para alcançar nossos objetivos, o trabalho foi dividido em três frentes principais. Inicialmente, realizamos uma revisão bibliográfica para mapear e analisar as contribuições matemáticas de diversas civilizações africanas. Em seguida, criamos um produto educacional composto por um livro infantojuvenil ("O Livro de Kemet") e um guia para docentes, com o intuito de promover uma educação matemática em uma perspectiva decolonial e antirracista. Por fim, implementamos e analisamos esse produto em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública no interior de Minas Gerais. A metodologia de pesquisa adotada foi a abordagem qualitativa, com foco na observação participante. Nosso estudo busca compreender como  estudantes constroem seus sentidos sobre a Matemática e sobre si mesmos ao se depararem com uma proposta pedagógica que valoriza as contribuições africanas. Os dados foram constituídos por meio de questionários, diário de campo e gravação das aulas. A análise resultou na construção de três categorias temáticas centrais: "Sentidos, Práticas e Aprendizagens em Matemática", "Identidade racial e representatividade" e "Afetos, diálogos e práticas decoloniais". As análises parciais revelam um movimento de aproximação e engajamento das e dos  estudantes com a Matemática. Apesar do estranhamento inicial, o grupo demonstrou apropriação crítica e reconheceu que é possível aprender a disciplina de outras formas, mais sensíveis e contextualizadas. Os dados reforçam a tese de que a inserção de uma perspectiva decolonial e antirracista no ensino de Matemática  pode contribuir para o letramento racial.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ROSANA MARIA MENDES (Membro)
Externo à Instituição - Manuella Heloisa de Souza Carrijo - USP (Membro)
Interno - JEFFERSON ADRIANO NEVES (Suplente)
Presidente - AMANDA CASTRO OLIVEIRA (Membro)
Notícia cadastrada em: 07/08/2025 08:01
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 17/09/2025 19:22