Plantando decisões: Agroecologia, biodiversidade e dilemas éticos no Ensino de Ciências
Ensino de Ciências, Agroecologia , Sementes Crioulas, Ética, CTSA
Esta pesquisa desenvolve uma sequência didática intitulada “Plantando decisões”, destinada a estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Uberlândia (MG). A proposta aborda conteúdos de agroecologia, biodiversidade,
sementes crioulas e ética, integrando conceitos científicos e valores éticos no ensino de Ciências. As produções escritas dos(as) estudantes, principalmente suas justificativas diante das atividades propostas, constituem o principal material de análise deste trabalho. O estudo adota uma metodologia de pesquisa qualitativa, com o objetivo de identificar diferentes formas de raciocínio ético presentes nas respostas dos(as) estudantes ao longo da sequência didática. As categorias analíticas incluem raciocínios antropocêntricos e não antropocêntricos, além de dimensões como individualismo, comunitarismo e economicismo. A pesquisa busca compreender como os(as) estudantes expressam valores, argumentos e modos de pensar sobre as relações entre seres humanos, natureza e produção de alimentos, contribuindo para práticas pedagógicas que articulem ciência, ética e decisões cotidianas no contexto escolar.