EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM FOCO INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ensino de Ciências; Ensino Fundamental; Materiais Didáticos com foco Interdisciplinar; Formação Continuada de Professores.
Desde sua inclusão obrigatória no currículo da Educação Básica, na década de 1930, a disciplina de Ciências é concebida com caráter de integração entre as áreas das Ciências da Natureza. No entanto, continua enfrentando diversos desafios, como questões estruturais nas escolas, mudanças curriculares questionadas e fragilidades na formação de professores. A fragmentação do conhecimento, resultante da organização disciplinar tradicional, dificulta a consolidação de propostas interdisciplinares no ensino de Ciências (EC). Nesse sentido, destaca-se o papel dos Materiais Didáticos com Foco Interdisciplinar (MDFI) como instrumentos de mediação entre os saberes, bem como a relevância da formação continuada para promover práticas integradoras em sala de aula. Este estudo investiga as potencialidades desses materiais no processo de formação continuada de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental (EF). O objetivo principal é analisar possíveis contribuições de um curso de formação continuada para professores em exercício na disciplina Ciências, tendo como foco a discussão de MDFI. Até o momento, foram realizadas entrevistas com professores da rede municipal de Lavras/MG para conhecer a realidade desse grupo, com ênfase no uso de materiais didáticos e percepções sobre a interdisciplinaridade. Os resultados preliminares indicam o interesse dos docentes por propostas que aproximem os conteúdos escolares do cotidiano dos estudantes, mas também revelam limitações, como falta de tempo, escassez de planejamento coletivo, carência de apoio institucional e limitações de infraestrutura. Observou-se que os professores entrevistados possuem alto nível de escolarização, embora persistam lacunas na formação específica voltada ao EC nos anos finais do EF. Parte significativa também atua em outras disciplinas além de Ciências, o que pode indicar sobrecarga e dispersão de foco pedagógico. Verificou-se ainda que poucos docentes produzem materiais didáticos de forma autoral, sendo predominante o uso do livro didático como principal material. Foram identificadas fragilidades conceituais sobre os próprios materiais didáticos e sua distinção em relação aos recursos didáticos, além da baixa participação dos alunos no processo de seleção desses materiais. Quanto à interdisciplinaridade, os docentes apontam benefícios e relevância para contextualizar o ensino, embora sua aplicação prática ainda ocorra de maneira pontual, muitas vezes limitada a esforços individuais e com características de multidisciplinaridade. Esses resultados destacam a necessidade de formações continuadas de professores mais alinhadas aos desafios do EC e à realidade das escolas, que promovam práticas colaborativas e incentivem a produção e o uso de MDFI. A próxima etapa da pesquisa será a realização do curso de formação continuada, visando o levantamento de dados para posterior análise das contribuições da iniciativa.