Ciência e Literatura: explorando suas intersecções
Ensino de Biologia. Alfabetização Científica. Narrativas Literárias. Romance.
Diante das tensões entre o avanço do conhecimento científico e o recrudescimento de discursos anticientíficos, esta dissertação investiga as possibilidades formativas da literatura como recurso didático no ensino de Biologia, com ênfase na promoção da Alfabetização Científica (AC). Ao reconhecer as limitações das práticas escolares conteudistas e da linguagem científica excludente, propõe-se a inclusão da literatura no ensino de Ciências por meio de um gênero específico, o romance, como linguagem mediadora capaz de articular conhecimento e reflexão. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual em Minas Gerais. A intervenção pedagógica estruturou-se em cinco etapas: sondagem das concepções prévias; leitura orientada de obra literária de autoria da pesquisadora; discussões coletivas; intercâmbio interpretativo; e sistematização das aprendizagens. A coleta de dados envolveu observações diretas, registradas em diário reflexivo, produções textuais e gravações em áudio e vídeo. A análise, fundamentada na Análise de Conteúdo (Bardin, 2016), buscou identificar padrões argumentativos, deslocamentos conceituais e indícios de desenvolvimento da AC. O referencial teórico ancorou-se nos estudos sobre Alfabetização Científica, Natureza da Ciência e Linguagem Literária, em diálogo com autores como Sasseron e Carvalho, Valadares, Piassi e Gomes. Como produto educacional, elaborou-se um guia didático voltado a professores de Ciências, com propostas que articulam obras literárias ao ensino de Biologia. Os dados analisados visam subsidiar práticas pedagógicas que favoreçam o engajamento dos estudantes, a construção de sentidos sobre os conteúdos científicos e o fortalecimento de processos formativos mais críticos no contexto da Educação Básica, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da AC.