Modelagem Matemática. Educação Matemática Crítica. Educação Rural.
A pesquisa teve como objetivo investigar a realização de uma atividade de Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica em uma escola estadual rural, focando na prática pedagógica da professora-pesquisadora junto à turma do oitavo ano do Ensino Fundamental. Buscamos desenvolver um ambiente de aprendizagem mediado por essa metodologia, descrevendo as experiências tanto da professora quanto das e dos estudantes ao longo do processo, com o intuito de identificar as potencialidades e os desafios envolvidos. Além disso, elaboramos um Guia Teórico que visa servir como referência para docentes interessados em incorporar a Modelagem Matemática às suas práticas pedagógicas, oferecendo diretrizes fundamentadas nas vivências da pesquisa. A investigação adotou uma abordagem qualitativa, priorizando uma compreensão detalhada das interações e comportamentos humanos no ambiente escolar. Para a constituição dos dados, foram utilizados instrumentos como questionários semi estruturados, registros das atividades realizadas, discussões em sala de aula, interações observadas e o diário reflexivo da professora-pesquisadora. A análise dos dados, de natureza descritiva e interpretativa, foi baseada na observação participante, permitindo uma compreensão aprofundada das dinâmicas de sala de aula e da relação entre teoria e prática na Modelagem Matemática. A pesquisa contribuiu para a prática pedagógica nas aulas de Matemática no contexto rural, ao relatar uma experiência que conectou os conceitos matemáticos a situações do cotidiano da turma. Assim, fomentou-se uma aprendizagem que, além de relacionar os conteúdos ao cotidiano, contribuiu para o desenvolvimento crítico das e dos estudantes, integrando suas vivências e necessidades ao processo educativo. Ademais, o estudo trouxe reflexões sobre o papel da Modelagem Matemática na construção de um ensino inclusivo, atento à diversidade presente no contexto rural, visando e fortalecer a prática docente ao promover a autonomia das e dos estudantes e o diálogo entre saberes locais e acadêmicos.