Ética e Agroecologia na Educação: Considerações a partir de uma Sequência Didática sobre Bioinsumos e Agrofloresta.
Ensino de Ciências, Agroecologia, Ética, CTSA, Agrofloresta
A necessidade de alternativas aos meios de produção convencionais e a relevância dessa discussão nas escolas motivaram essa dissertação a investigar as dimensões éticas envolvidas em uma sequência didática sobre Agroecologia e Sistemas Agroflorestais (SAFs), desenvolvida em uma escola pública. A pesquisa adota uma metodologia de pesquisa qualitativa, baseada na aplicação de aulas teóricas e práticas inspiradas nos três momentos pedagógicos: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Essa metodologia facilita um diálogo construtivo e aprofundado sobre os temas abordados. Durante as aulas, os estudantes refletiram sobre questões problematizadoras em discussões guiadas, responderam a questionários, produziram um produto agroecológico, elaboraram e implementaram um SAFs (Quintal Florestal) na escola. As respostas às questões problematizadoras, bem como trechos selecionados dos questionários, foram analisados e categorizados de acordo com tendências éticas antropocêntricas e não-antropocêntricas. Espera-se que este estudo contribua para a compreensão das perspectivas éticas dos estudantes em relação às práticas agroecológicas.