O MOVIMENTO DE SIGNIFICAÇÕES DE UMA TURMA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UM AMBIENTE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resolução de problema, significação, operações básicas, leitura e escrita matemática.
Esta pesquisa, de natureza qualitativa, investiga o processo de construção de significados atribuídos pelos estudantes do sexto ano às operações aritméticas fundamentais, no contexto de uma prática de ensino-aprendizagem problematizadora, baseada na metodologia de ensino de Resolução de Problemas. Esta investigação teve como público-alvo uma turma do sexto ano do ensino fundamental de uma escola estadual localizada na região centro-oeste de Minas Gerais. A pesquisa tem como objetivo principal analisar a compreensão e interpretação de problemas matemáticos pelos estudantes do sexto ano, promovendo habilidades de argumentação, e comunicação, tanto na forma oral quanto na forma escrita.Considerando a subjetividade do tema que envolve a relação entre a questão a ser estudada e o sujeito, esta pesquisa é de cunho qualitativo. A produção dos dados ocorreu no ambiente natural da sala de aula, por meio do desenvolvimento de um produto educacional composto por seis momentos, com atividades matemáticas contextualizadas e problematizadoras. Durante esses momentos, foram gravados vídeos das resoluções de problemas, a fim de preservar as interações dos discentes. Esses registros, junto ao diário de aula do professor-pesquisador e às produções escritas dos estudantes, constituíram os principais instrumentos de produção de dados. Atualmente, a pesquisa encontra-se em fase de análise dos dados, com as gravações sendo transcritas e analisadas com foco em eventos considerados marcantes pelo professor-pesquisador, considerando argumentações matemáticas, estratégias utilizadas e dificuldades dos alunos.