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Banca de QUALIFICAÇÃO: TAMARA TAVARES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAMARA TAVARES DE SOUZA
DATA: 26/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/qvr-rust-fae?authuser=1&hs=122&ijlm=1752588882301
TÍTULO:

A EXPLORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E O ENVOLVIMENTO COM A COMUNIDADE SURDA: CONTRIBUIÇÕES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UMA PROFESSORA OUVINTE DE MATEMÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Inclusiva; Educação Matemática Inclusiva; Surdez.


PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

A nossa pesquisa qualitativa busca responder à pergunta: "Como o envolvimento com a Comunidade Surda e com materiais didáticos produzidos por uma Surda professora pode contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas de Matemática por uma professora ouvinte junto à Surdas e Surdos estudantes?". Baseamo-nos nos estudos sobre o conceito de Deafhood (Ladd, 2013; Lopes Terceiro, 2018) para valorizar a Cultura Surda no processo de ensino e aprendizagem e para sustentar nossa participação enquanto docentes ouvintes aliadas e aliados à Comunidade Surda. Para alcançar nosso objetivo, exploramos os materiais didáticos produzidos por uma Surda professora para o ensino de Matemática com Surdas e Surdos estudantes e elencamos as características vinculadas à Cultura Surda. A partir dessa exploração, elaboramos uma sequência
de aulas sobre Tempo - Leitura das Horas, no formato de Produto Educacional, fundamentada nos aspectos identificados. As aulas foram desenvolvidas por uma professora ouvinte em um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), com a participação de Surdas e Surdos estudantes, o acompanhamento de uma professora intérprete e o apoio de uma Surda professora. Ao longo do desenvolvimento das aulas, a professora ouvinte esteve envolvida com a Comunidade Surda, promovendo reflexões sobre sua prática pedagógica e recebendo orientações. As aulas foram filmadas e estão sendo analisadas com base nos aspectos visuais que caracterizam pesquisas envolvendo Surdas pessoas. Acreditamos que a exploração dos materiais didáticos possibilitará o reconhecimento e a valorização das práticas pedagógicas utilizadas por Surdas professoras e Surdos professores no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Além disso, esperamos que esse processo contribua para a prática de docentes ouvintes que ensinam Matemática com Surdas e Surdos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - SILVIA MARIA MEDEIROS CAPORALE (Membro)
Presidente - ROSANA MARIA MENDES (Membro)
Externo ao Programa - ERICA ALVES BARBOSA - DPE/FAELCH (Suplente)
Externo à Instituição - AMANDA QUEIROZ MOURA - UNESP (Membro)
Notícia cadastrada em: 07/08/2025 08:04
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