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Banca de QUALIFICAÇÃO: VERÔNICA RODRIGUES AMBRÓSIO PINEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VERÔNICA RODRIGUES AMBRÓSIO PINEL
DATA: 21/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/apv-yqne-dcu
TÍTULO:

Contribuições da Neurociência e da Alfabetização Científica para as Práticas Pedagógicas


PALAVRAS-CHAVES:

Neurociência Educacional. Alfabetização Científica. Ensino de Biologia.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Em uma sociedade cada vez mais pautada pela ciência e pela tecnologia, a alfabetização científica torna-se elemento essencial para capacitar os indivíduos a interpretar informações complexas, fortalecer o pensamento crítico e propor soluções para problemas cotidianos. Nesse contexto, a neurociência educacional emerge como um campo promissor para a compreensão dos processos de aprendizagem e o aprimoramento das práticas pedagógicas. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, busca responder de que forma a incorporação de conhecimentos oriundos da neurociência educacional  e da alfabetização científica às práticas pedagógicas pode contribuir para o desenvolvimento da habilidade de construção de explicações científicas por estudantes do ensino médio. O estudo investigará os indicadores de alfabetização científica que emergem de práticas pedagógicas fundamentadas em princípios da neurociência educacional, por meio da aplicação de uma sequência de ensino e aprendizagem (SEA) voltada à compreensão de conceitos, à construção de explicações científicas, ao estímulo ao pensamento crítico, à melhoria da comunicação e à tomada de decisões baseadas em evidências. Para o planejamento e a análise da intervenção, será utilizada a metodologia da Pesquisa Baseada em Design (Design-Based Research – DBR), de natureza intervencionista, a qual busca promover o aprimoramento da prática pedagógica por meio da articulação entre teoria e prática. A pesquisa também descreve as mudanças observadas na prática da professora-investigadora, refletindo sobre a produção de conhecimento docente. Realizada com alunos do 3º ano do ensino médio em uma escola pública do leste da Zona da Mata mineira, a investigação destaca o potencial da integração entre neurociência educacional e alfabetização científica para promover a autonomia discente, fomentar o pensamento crítico e transformar a sala de aula em um espaço colaborativo de construção de saberes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARINA RODRIGUES MARTINS - UFRB (Membro)
Presidente - JEFFERSON ADRIANO NEVES (Membro)
Interno - IRAZIET DA CUNHA CHARRET (Suplente)
Interno - FABIO MARINELI (Membro)
Notícia cadastrada em: 07/08/2025 08:04
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