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Banca de QUALIFICAÇÃO: WASHINGTON REGIS BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WASHINGTON REGIS BARBOSA
DATA: 09/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet - meet.google.com/qqi-bigp-mfm
TÍTULO:

Entre números e experiências: o cotidiano como contexto para o Ensino da Matemática na EJA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação de Jovens e Adultos. Matemática. Contextualização. Cotidiano.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

A Matemática, em diversos contextos educacionais, pode ser percebida como uma disciplina de natureza abstrata, com uma aparente desconexão da realidade cotidiana, especialmente por estudantes que retornam à educação formal. Para discentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que frequentemente apresentam desafios específicos relacionados à faixa etária, experiência de vida e contextos socioeconômicos, faz-se necessário investigar a correlação entre a Matemática e suas atividades diárias, bem como suas demandas práticas. Este estudo tem como objetivo investigar as percepções, utilizações e desafios relacionados à Matemática em atividades cotidianas de estudantes da EJA, buscando integrar a realidade desses alunos ao processo de ensino-aprendizagem. Adicionalmente, o estudo visa propor estratégias pedagógicas contextualizadas que possam contribuir para o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico dos discentes, além de potencializar o engajamento com a disciplina, conferindo à Matemática relevância prática em suas esferas pessoal e profissional. Para tanto, este estudo propõe-se: identificar as situações cotidianas em que conceitos matemáticos são empregados pelos estudantes da EJA; investigar as percepções desses discentes acerca da relevância da Matemática em suas vidas pessoais e profissionais; analisar os principais desafios enfrentados por esses alunos na aplicação de conhecimentos matemáticos no cotidiano; e desenvolver e propor estratégias pedagógicas contextualizadas que possam otimizar a aprendizagem matemática, auxiliando-os a percebê-la como uma ferramenta prática para a superação de desafios diários e, consequentemente, para a transformação de suas realidades. A metodologia da pesquisa prevê a realização de entrevistas e questionários junto aos estudantes da EJA, com enfoque na utilização da Matemática em atividades como gestão do orçamento doméstico, compras e planejamento de deslocamentos. Adicionalmente, serão promovidas rodas de conversa, com o intuito de fomentar o diálogo, a reflexão crítica e a participação ativa dos alunos, permitindo que expressem livremente suas percepções sobre a Matemática e contribuam para a orientação das discussões. Esses encontros também poderão ser utilizados para que os participantes reflitam criticamente sobre questões sociais e educacionais que, possivelmente, dificultam seu acesso ao conhecimento matemático, além de contribuírem na definição de problemas e na construção de soluções matemáticas para suas próprias questões cotidianas. Outra etapa do estudo contempla o desenvolvimento de uma sequência didática que permitirá a aplicação direta de conhecimentos matemáticos em situações problematizadas pelos próprios alunos, possibilitando a construção conjunta de soluções matemáticas para esses desafios. A sequência didática será elaborada de forma colaborativa, a partir de problemas reais apresentados pelos próprios estudantes, e seu processo envolverá reflexão e discussão crítica, com as soluções matemáticas sendo debatidas e negociadas em grupo. Espera-se, assim, não apenas investigar como os estudantes percebem a Matemática, mas também facilitar um processo ativo de construção de saberes. Os diálogos e interações entre o pesquisador e os estudantes, nesse processo de colaboração e construção conjunta, serão registrados em diário de campo. Os dados coletados serão categorizados e analisados a partir de temas emergentes relacionados à percepção dos alunos sobre o uso da Matemática no cotidiano, os desafios enfrentados e a relevância prática das habilidades matemáticas. Posteriormente, as informações obtidas por meio das entrevistas serão comparadas com as respostas dos questionários, buscando proporcionar uma compreensão aprofundada das percepções dos participantes. A etapa final envolverá a codificação dos dados em categorias-chave, o que permitirá identificar padrões e possíveis lacunas no ensino que podem ser abordadas com estratégias pedagógicas específicas. A sequência didática, elaborada em conjunto com os alunos da EJA e fundamentada em situações práticas de suas vidas diárias, integrará um produto educacional. Este produto deverá servir como um guia pedagógico para professores, oferecendo estratégias que integrem o conteúdo matemático ao cotidiano dos estudantes. Espera-se que esse produto educacional seja concebido como um material em constante reelaboração, de acordo com as realidades mutáveis dos alunos. A pesquisa almeja contribuir para a elaboração de um ensino mais inclusivo, adaptado às realidades dos estudantes da EJA, com potencial para aprimorar a compreensão e a aplicação prática da Matemática em suas vidas, tanto no aspecto pessoal quanto profissional.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ROSANA MARIA MENDES (Suplente)
Presidente - MARIO HENRIQUE ANDRADE CLAUDIO (Membro)
Externo à Instituição - FLAVIA CRISTINA DUARTE POSSAS GROSSI - UFSJ (Membro)
Interno - AMANDA CASTRO OLIVEIRA (Membro)
Notícia cadastrada em: 07/08/2025 08:05
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