A ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA RECONSTRUÇÃO/RECONFIGURAÇÃO DE AMBIENTES EM UMA ESCOLA
Modelagem Matemática
Ensino de Matemática
Atividade de Modelagem Matemática
Ambiente de Aprendizagem
Pensamento Geométrico
A dissertação propõe analisar como as significações geradas por estudantes do ensino médio, durante atividades de modelagem matemática focadas na reconstrução de ambientes escolares, contribuem para o desenvolvimento de conceitos geométricos e do pensamento teórico. A questão orientadora da pesquisa é: "Como as significações geradas pelos estudantes durante atividades de Modelagem Matemática para a reconstrução de ambientes escolares contribuem para o desenvolvimento de conceitos geométricos?". Para alcançar o objetivo geral, a pesquisa estabelece três objetivos específicos: investigar como as atividades propostas estimulam a participação e a modelagem dos estudantes; focar nos elementos utilizados nas atividades de modelagem e como eles ajudam na construção do entendimento geométrico; e analisar o impacto das significações geradas no desenvolvimento do pensamento teórico dos conceitos geométricos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se fundamenta na capacidade de capturar detalhadamente as percepções, experiências e interações dos participantes em um contexto específico, como o ambiente natural dos fenômenos estudados. Os instrumentos de produção de dados incluem um diário de aula, videogravação e registros dos estudantes, como plantas baixas, esquemas, croquis e diagramas de fluxo. A metodologia de análise será baseada na Teoria Histórico-Cultural e na metodologia dos Núcleos de Significação, que permite revelar os sentidos múltiplos e contraditórios que os participantes atribuem a um fenômeno.