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Banca de QUALIFICAÇÃO: NATÁLIA DOS SANTOS RASLAN

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATÁLIA DOS SANTOS RASLAN
DATA: 15/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/wag-nxhc-cdm
TÍTULO:

O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO ACERCA DO CONCEITO DE FUNÇÃO EM SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM


PALAVRAS-CHAVES:

Conceito de Função; Atividade de Ensino; Atividade de Aprendizagem; Pensamento Teórico; Situação Desencadeadora de Aprendizagem.


PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Este estudo, assumindo o materialismo histórico dialético como o referencial teórico metodológico que orienta a compreensão e análise, investiga a organização do ensino para o desenvolvimento do pensamento teórico. Ampara-se, para tanto, nos constructos da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade e da Teoria do Ensino Desenvolvimental. A organização do ensino se concretiza na Atividade Orientadora de Ensino (AOE) de Moura, na qual as situações desencadeadoras de aprendizagem (SDA), quando pertinentes à dinâmica da AOE, são apoiadas por recursos tecnológicos. Essas situações são implementadas por meio de uma história virtual, uma narrativa inspirada na gênese histórico-lógica do conceito de função, com o intuito de simular contextos nos quais esse conceito se torna necessário, promovendo o desenvolvimento do pensamento teórico. O objetivo geral é analisar o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes por meio de situações desencadeadoras de aprendizagem do conceito de função, mediadas por tecnologia. Os objetivos específicos são identificar os elementos que dão indícios de que a atividade de aprendizagem dos estudantes foi suscitada, analisar o papel dos elementos de mediação no processo e verificar se as elaborações conceituais produzidas corroboram para o desenvolvimento do pensamento teórico. Os objetivos de pesquisa visam responder à questão central: quais elaborações conceituais contribuem para o desenvolvimento do pensamento teórico sobre o conceito de função em situações desencadeadoras de aprendizagem? A pesquisa utiliza a abordagem qualitativa explicativa, desenvolvida no ambiente de trabalho do professor-pesquisador que tem como sujeitos desta investigação 24 alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola estadual de Minas Gerais. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados os registros dos estudantes, o registro audiovisual e o diário de campo. A análise dos dados envolveu a transcrição e organização dos registros coletados, seguida pelo agrupamento dos indicadores e pré-indicadores em núcleos de significação. Este processo foi estruturado por meio da exploração das relações internas a cada núcleo (intranúcleos) e das interações entre diferentes núcleos (internúcleos) sobre as elaborações conceituais produzidas sobre o conceito de função. Dentro dos limites deste estudo, espera-se contribuir para a formação continuada de docentes, visando, assim, superar as limitações em suas práticas pedagógicas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARIA DO CARMO SOUSA - UFSCAR (Membro)
Externo ao Programa - LUIZ FERNANDO RODRIGUES PIRES - DFM/ICET (Membro)
Interno - KLEYTON VINICYUS GODOY (Suplente)
Presidente - JOSE ANTONIO ARAUJO ANDRADE (Membro)
Notícia cadastrada em: 08/08/2025 09:08
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