O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE NÚMERO COM ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Número Natural. Número Inteiro. Teoria Histórico-cultural. Lógico-histórico.
A pesquisa teve como objetivo geral analisar se as significações produzidas em Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) do conceito de número possibilitaram o desenvolvimento do referido conceito em estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos foram: compreender de que modo as SDA e a intervenção pedagógica suscitaram a atividade de estudos dos sujeitos da pesquisa; e analisar de que modo as SDA e a intervenção pedagógica suscitaram significações que possibilitaram o desenvolvimento do conceito de número. A pesquisa buscou responder ao questionamento sobre as influências da mediação e intervenção do professor nas significações produzidas pelos alunos em SDA, e como essas influências contribuíram para o desenvolvimento do conceito teórico de número. A fundamentação teórica se deu nos pressupostos filosóficos do materialismo histórico-dialético, na Teoria Histórico-Cultural, na Teoria da Atividade e na Teoria do Ensino Desenvolvimental. Os procedimentos de coleta de dados utilizaram diário de campo, registros dos estudantes, videogravação e gravação de áudio. A análise foi realizada por meio da metodologia dos Núcleos de Significação. Foram identificados quatro núcleos de significação: "conceito de qualidade a partir da contagem e atribuição de qualidade", que mostrou que os estudantes passaram de uma ação empírica para uma com objetivo, atribuindo um valor qualitativo aos objetos; "estratégia de agrupamento para organizar o pensamento", evidenciando que os estudantes usaram o agrupamento para lidar com grandes quantidades e internalizaram a base dez do sistema indo-arábico; "uso do valor posicional na constituição do número e a função do zero", que demonstrou a compreensão de que o valor de um algarismo depende de sua posição e a ressignificação do zero como marcador de posição ; e "a linguagem aritmética como organizadora do pensamento", que destacou a linguagem como um instrumento organizador do pensamento, mesmo com o uso de termos cotidianos. Os resultados mostraram um avanço significativo dos estudantes na compreensão dos números inteiros positivos, reforçando a hipótese de que a mediação intencional e as SDA, organizadas a partir do desenvolvimento lógico-histórico do conceito, constituem ferramentas para a transformação pedagógica e o desenvolvimento do pensamento teórico dos sujeitos.