A PRODUÇÃO DE SIGNIFICAÇÕES SOBRE O SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DE UMA TURMA DO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Sistema Monetário Brasileiro. Análise Microgenética. Produção de Significações. Letramento Matemático.
A presente pesquisa é de abordagem qualitativa, em âmbito de mestrado, cujo foco foi investigar indícios da produção de significações de uma turma de 20 estudantes do 4° ano do ensino fundamental, quando inseridos em práticas de letramento matemático em contextos de resolução de problema sobre o Sistema Monetário Brasileiro. A pesquisadora (licenciada em Pedagogia) assumiu uma parceria com uma professora regente de turma do 4° ano, visto que ainda não atuava em sala de aula. A produção dos dados ocorreu de 02 a 06 de outubro de 2023, quando foram desenvolvidas 10 aulas com duração de 50 minutos cada uma, sendo duas aulas por dia. Para a produção de dados foram utilizados: áudio e vídeo gravações, produções escritas dos estudantes e o diário de campo da pesquisadora. A partir do exposto a intenção foi responder a seguinte questão de investigação: Quais significações são produzidos sobre o Sistema Monetário Brasileiro, por estudantes do 4° ano do ensino fundamental, quando inseridos em uma prática mediada por problematizações? E alcançar os seguintes objetivos específicos: compreender o movimento e os processos de produção de significações sobre o Sistema Monetário Brasileiro; identificar os argumentos e as estratégias utilizadas pelos estudantes na resolução de problemas e propor um produto educacional sobre o Sistema Monetário Brasileiro por meio do enfoque metodológico de Resolução de Problemas. Para a análise dos dados foram utilizadas a análise microgenética e a perspectiva histórico-cultural, tomando os trabalhos de Lev S. Vigotski e outros pesquisadores que seguem sua linha. Definiu-se duas unidades de análise, são elas: a produção de significações sobre o Sistema Monetário Brasileiro e os saberes desenvolvidos pela professora pesquisadora no decorrer da prática investigativa. Por meio da análise foi possível perceber indícios do movimento de significações dos estudantes quando inseridos numa prática problematizada sobre o Sistema Monetário Brasileiro, as estratégias e as argumentações produzidos durante os momentos de interação e produção escrita dos estudantes.