APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE BELO HORIZONTE
Museus de Ciências; Ensino de Ciências; Concepções de Estudantes.
Os museus são espaços que buscam conservar, estudar, interagir com o público e que estão sempre evoluindo. Assim, dizemos que os museus são espaços não formais nos quais não há um educador, entretanto quem educa é o “outro” com quem vamos interagir. E são vários os “outros” envolvidos. Os museus proporcionam uma experiência educacional no seu amplo sentido, promovendo uma experiência de vida para com a sociedade. Contribuem com a solução dos desafios de uma maneira global. O objetivo da educação em museus, assim como da educação em um sentido amplo, é “oferecer possibilidades para a comunicação, a informação, o aprendizado, a construção da cidadania, e o entendimento do que seja identidade” (Studart et al, 2004, p. 37). Seguindo nessa linha de pensamento, a pesquisa possui como objetivo principal investigar aproximações e distanciamentos entre a educação formal e não formal na percepção de estudantes de ensino médio de uma escola pública. A investigação está dividida em duas etapas, sendo: I – Aplicação de um questionário antes de uma visita realizada ao Museu de História Natural da PUC, com o objetivo de levantar concepções iniciais dos estudantes sobre espaços de educação não formal e relação com a escola; II – Aplicação de um questionário após a visita, de maneira a levantar informações sobre o aproveitamento dos estudantes e observar se as relações entre escola e museu continuam as mesmas. Neste relatório de qualificação apresentamos análises das respostas de 30 estudantes de uma turma do primeiro ano do ensino médio, na qual utilizamos a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados preliminares demonstram que a maioria dos estudantes percebe o museu como espaço de aprendizagem, embora parte ainda o associe apenas à exposição ou à função de conservação e pesquisa. As expectativas de aprendizagem incluíram conhecer a origem e a história da ciência, ampliar conhecimentos e aprender conceitos específicos, apontando a necessidade de discussões prévias em sala de aula sobre o papel educativo dos museus. Os alunos também diferenciaram escola e museu, atribuindo à primeira maior formalidade e ao segundo um caráter mais lúdico e interativo, em consonância com estudos sobre educação formal e não formal (GOHN, 2014). Ademais, reconheceram a relevância educativa dos museus. Como continuidade, prevê-se a análise dos questionários prévios das demais turmas e dos questionários pós-visita, a fim de comparar percepções antes e após a experiência no museu.