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Banca de QUALIFICAÇÃO: AURELIA CELIA MENDES COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AURELIA CELIA MENDES COSTA
DATA: 10/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/qin-wbxy-npx
TÍTULO:

ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM ENFOQUE CTSA PARA ABORDAR POLUIÇÃO DE PLÁSTICO NO MEIO AMBIENTE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO


PALAVRAS-CHAVES:

ensino por investigação, poluição de plásticos, contextualização.


PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

Esta dissertação teve como objetivo geral analisar como a articulação entre a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e o Ensino por Investigação pode favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico de estudantes do 3º ano do Ensino Médio, ao abordar a temática da poluição causada por plásticos no meio ambiente. Como objetivos específicos, buscou-se elaborar e implementar uma SEI de aulas investigativas, identificar e classificar manifestações de pensamento crítico nas interações dos estudantes e verificar de que forma essas manifestações se alinham às dimensões propostas no referencial teórico adotado. O problema de pesquisa partiu da constatação de que o ensino de Química, frequentemente conduzido de maneira descontextualizada e conteudista, não tem promovido, de forma efetiva, a formação de cidadãos críticos capazes de refletir e agir frente a desafios socioambientais complexos. Assim, a pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de compreender se e como essas abordagens metodológicas, integradas, podem potencializar o pensamento crítico no contexto do ensino de Química. A aplicação foi realizada no ano letivo de 2024, no contexto de aulas regulares, sendo analisadas apenas duas aulas da sequência didática implementada, de modo a verificar indícios de desenvolvimento do pensamento crítico a partir das interações entre professora-pesquisadora e estudantes. O estudo evidenciou que, mesmo em um recorte restrito, a integração das abordagens CTSA e Ensino por Investigação favoreceu momentos de problematização, argumentação e reflexão crítica, confirmando a relevância dessas metodologias para uma aprendizagem mais significativa e socialmente comprometida.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - RITA DE CASSIA SUART (Membro)
Interno - RENATA REIS PEREIRA (Suplente)
Externo à Instituição - JOSÉ BENTO SUART JÚNIOR - UTFPR (Suplente)
Interno - JOSEFINA APARECIDA DE SOUZA (Membro)
Externo à Instituição - ERIVANILDO LOPES DA SILVA - UFS (Membro)
Notícia cadastrada em: 26/08/2025 17:26
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