ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM ENFOQUE CTSA PARA ABORDAR POLUIÇÃO DE PLÁSTICO NO MEIO AMBIENTE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO
ensino por investigação, poluição de plásticos, contextualização.
Esta dissertação teve como objetivo geral analisar como a articulação entre a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e o Ensino por Investigação pode favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico de estudantes do 3º ano do Ensino Médio, ao abordar a temática da poluição causada por plásticos no meio ambiente. Como objetivos específicos, buscou-se elaborar e implementar uma SEI de aulas investigativas, identificar e classificar manifestações de pensamento crítico nas interações dos estudantes e verificar de que forma essas manifestações se alinham às dimensões propostas no referencial teórico adotado. O problema de pesquisa partiu da constatação de que o ensino de Química, frequentemente conduzido de maneira descontextualizada e conteudista, não tem promovido, de forma efetiva, a formação de cidadãos críticos capazes de refletir e agir frente a desafios socioambientais complexos. Assim, a pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de compreender se e como essas abordagens metodológicas, integradas, podem potencializar o pensamento crítico no contexto do ensino de Química. A aplicação foi realizada no ano letivo de 2024, no contexto de aulas regulares, sendo analisadas apenas duas aulas da sequência didática implementada, de modo a verificar indícios de desenvolvimento do pensamento crítico a partir das interações entre professora-pesquisadora e estudantes. O estudo evidenciou que, mesmo em um recorte restrito, a integração das abordagens CTSA e Ensino por Investigação favoreceu momentos de problematização, argumentação e reflexão crítica, confirmando a relevância dessas metodologias para uma aprendizagem mais significativa e socialmente comprometida.