INVESTIGANDO O USO DO JOGO “TRILHA DAS PROBABILIDADES” NO ENSINO DA MATEMÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
jogo de tabuleiro; probabilidade; ensino de matemática
O ensino da matemática vai além da mera transmissão de conceitos e fórmulas; visa também desenvolver habilidades críticas necessárias ao sucesso acadêmico e profissional dos alunos. O estudo da probabilidade tem sido foco de pesquisas de diversos autores e por ser um tema presente no cotidiano, envolvendo tomada de decisão, previsão, planejamento, análise de risco, entre outros aspectos. O objetivo deste trabalho é explorar a aplicação de um jogo de tabuleiro criado e denominado “Trilha das Probabilidades”, que integre probabilidade com situações do cotidiano das estudantes e dos estudantes, no intuito de promover a compreensão e revisão por parte das mesmas e dos mesmos no tema de probabilidade, visando aulas mais dinâmicas e atraentes. Ao serem introduzidos em sala de aula, os jogos oferecem às estudantes e aos estudantes maneiras únicas de aprender conceitos e cultivar valores. A proposta leva em consideração a perspectiva da pesquisa qualitativa, por conseguir explorar mais profundamente experiências subjetivas, onde foi aplicado um jogo sobre probabilidade com estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola estadual do município de Divinópolis. Os dados foram obtidos através do questionário respondido pelas estudantes e pelos estudantes após a aplicação do jogo e estão sendo analisados pelas pesquisadoras. Para esse relatório, foram analisadas 11 questões de um total de 17 contidas no questionário. O estudo até o momento desenvolvido nos possibilitou observar, ainda de maneira inicial, que o uso de jogos no ambiente escolar além de contribuir na compreensão dos conceitos matemáticos, auxilia na interação e no engajamento das estudantes e dos estudantes.