INVESTIGANDO AS APROPRIAÇÕES CONCEITUAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE FUNÇÕES ORGÂNICAS AO LONGO DE UMA SEQUÊNCIA DE AULAS ENVOLVENDO OS COSMÉTICOS
Química orgânica, sequência de aulas, contextualização, ensino e aprendizagem, estratégias diversificadas
A utilização de uma sequência de aulas contextualizada no ensino médio visa não apenas melhorar a experiência educacional em química, mas também transformar o ambiente de aprendizagem em algo mais envolvente e dinâmico (Coelho; Lima, 2020). Ao estruturar as aulas em torno de temas contextuais, como os cosméticos, busca-se atrair a atenção dos alunos e promover uma participação mais ativa e comprometida nas atividades. Este tipo de abordagem não só pode tornar os processos de ensino e aprendizagem mais prazerosos e significativos, mas também pode facilitar a construção de conhecimentos de forma mais acessível e aplicável, ao relacionar os conteúdos com situações reais e do cotidiano dos alunos (Coelho; Lima, 2020).
Nessa perspectiva, esta pesquisa foi desenvolvida com a seguinte questão de pesquisa: Que apropriações conceituais sobre funções orgânicas estudantes do 3º ano do ensino médio manifestam ao longo de uma sequência de aulas envolvendo o tema cosméticos? Como objetivos específicos têm-se: identificar e analisar as compreensões conceituais dos estudantes sobre funções orgânicas; identificar equívocos conceituais apresentados; verificar os entendimentos dos estudantes sobre cosméticos e se são capazes de relacionar as funções orgânicas; relacionar as estratégias de ensino utilizadas durante as aulas com as apropriações conceituais manifestadas. A pesquisa foi conduzida com abordagem qualitativa, e os dados foram construídos durante a aplicação da sequência de aulas, que integrou atividades como questionários, elaboração de mapas mentais, produção de fanzines, modelagem tridimensional e gravação das aulas. A análise dos dados está sendo realizada com base na técnica de análise de conteúdo (Bardin, 1977).
A análise parcial dos dados obtidos ao longo da sequência de aulas aponta indícios de que uma abordagem contextualizada, com o uso de cosméticos, pode favorecer o engajamento dos estudantes e ampliar as possibilidades de compreensão sobre funções orgânicas. As atividades desenvolvidas, mapas mentais, modelagens tridimensionais, produção de fanzines e jogo, parecem contribuir para a mobilização de saberes prévios e a construção de relações conceituais. Destaca-se que as análises realizadas até o momento permitem identificar indícios relevantes sobre o potencial da proposta didática, sugerindo que o material desenvolvido pode ser adaptado e utilizado em futuras práticas educacionais, respeitando as especificidades de cada contexto.