EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SUSTENTABILIDADE: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO NOVO ENSINO MÉDIO
Educação Financeira; Desenvolvimento Sustentável; Energia Elétrica; Novo Ensino Médio.
Esta dissertação, de abordagem qualitativa, tem como propósito investigar, desenvolver, e analisar as relações que estudantes do Novo Ensino Médio estabelecem entre os conceitos de Educação Financeira e Desenvolvimento Sustentável, a partir de uma prática problematizadora centrada no consumo consciente e nos impactos socioambientais relacionados à produção e ao uso da energia elétrica. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma do primeiro ano do Novo Ensino Médio, no componente curricular do itinerário formativo "Conexões Matemáticas", em uma escola estadual situada na região Centro-Oeste de Minas Gerais, no turno matutino. A proposta metodológica consistiu na elaboração e aplicação de uma sequência de ensino composta por oito aulas de cinquenta minutos com atividades que incluíram textos dialogados, vídeos educativos, palestra e produções escritas, buscando articular reflexões sobre geração, distribuição e tarifação de energia elétrica com práticas de consumo responsável. Tais discussões foram integradas ao estudo de conteúdos e estratégias relacionados à Educação Financeira. A análise das interações em sala de aula, das dificuldades apresentadas e das contribuições dos estudantes possibilitou uma compreensão mais aprofundada sobre o papel da Educação Financeira na construção de práticas sustentáveis, revelando como o conhecimento nessa área pode ser mobilizado em favor do Desenvolvimento Sustentável.