O USO DE CELULARES E COMPUTADORES COMO MEIOS DE CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS PARA A
COMPREENSÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Teorema de Pitágoras; sequência investigativa; recursos tecnológicos no
ensino de matemática.
A utilização de tecnologias digitais em atividades escolares tem se intensificado nas últimas décadas, especialmente no contexto pandêmico e pós-pandêmico, em que ferramentas como celulares e computadores tornaram-se recursos recorrentes no ambiente educacional. Diante desse cenário, esta pesquisa teve como objetivo investigar de que maneira o uso de celulares e computadores, por meio de uma sequência didática orientada por uma situação problema, pode contribuir para a construção de significados relacionados ao Teorema de Pitágoras. A proposta foi aplicada em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual do município de Governador Valadares, Minas Gerais. A sequência didática foi desenvolvida ao longo de cinco aulas e organizada a partir de uma situação problema vinculada à construção das rampas de acesso ao palco do ginásio da escola, conforme normas de acessibilidade vigentes. Os referenciais teóricos adotados fundamentam-se na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky, destacando os conceitos de mediação; a educação como função social de acordo com Zabala; a utilização de recursos tecnológicos no processo de
ensino e aprendizagem defendida por autores como Kaleff, Guerra, Poncinho e Gaspar. A pesquisa, de natureza qualitativa utilizou como instrumentos de coleta de dados registros escritos, anotações de campo, produções dos estudantes e áudios gravados pelo pesquisador durante as aulas. Os dados foram organizados e analisados com base na Análise de Conteúdo, conforme proposta de Bardin (2016). A análise buscou identificar indícios de construção de significados sobre o conteúdo matemático, assim como as formas de apropriação dos recursos
tecnológicos pelos estudantes ao longo das etapas da sequência. Os resultados parciais que são apresentados neste relatório indicam que os estudantes mobilizaram conceitos matemáticos durante as atividades e utilizaram as tecnologias como ferramentas de busca, representação e validação de informações. Também foram observadas interações que envolveram mediação entre pares e pelo professor, evidenciando o papel social da
aprendizagem.