ESTUDO DE CASO COM COSMÉTICOS: UMA ANÁLISE DOS DOMÍNIOS CTSA PLANEJADOS E MOBILIZADOS
Ensino de Química, Educação Básica, Funções Orgânicas, Contextualização, Metodologia de Ensino.
Apesar de as diretrizes curriculares recomendarem uma abordagem contextualizada, o ensino de Química frequentemente se limita à transmissão de conceitos desarticulados da realidade dos estudantes, o que gera dificuldades de aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo geral analisar como alunos do 3º ano do Ensino Médio mobilizam os domínios de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na resolução de um Estudo de Caso (EC) contextualizado. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida por meio de uma Sequência de Aulas (SA) sobre funções orgânicas, utilizando a temática dos cosméticos. O estudo foi realizado em uma escola pública estadual do Centro-Oeste de Minas Gerais, com a participação de 15 estudantes. A coleta de dados envolveu questionários, laudos periciais, gravações e os planejamentos das aulas, os quais foram analisados à luz da Análise de Conteúdo, com categorias definidas a priori com base nos domínios CTSA. Os resultados da análise do questionário prévio indicaram que os estudantes mobilizaram os domínios CTSA de forma integrada ao discutirem sobre cosméticos, com predominância do domínio Sociedade. Contudo, ao tratarem das funções orgânicas, evidenciaram dificuldades conceituais, associando o termo “orgânico” a noções de senso comum relacionadas ao meio ambiente. A contribuição desta pesquisa consiste na articulação entre o Estudo de Caso e a abordagem CTSA como uma prática pedagógica relevante para o ensino de Química, por favorecer a reflexão crítica e a compreensão integrada dos conteúdos científicos em suas dimensões tecnológicas, sociais e ambientais.