OS PONTOS QUE CONECTAM A MATEMÁTICA AO CROCHÊ: ENTRELAÇANDO UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA
Artesanato. Educação Matemática. Crochê.
O crochê é uma técnica artesanal que utiliza apenas linha e uma agulha com um gancho na ponta. As peças produzidas são permeadas de conceitos matemáticos, devido seus pontos sobrepostos, os modos de agrupamentos, tamanhos dos pontos, leitura de gráfico e informações, as formas e o processo de contagem permanente. Neste contexto, a presente pesquisa, com enfoque qualitativo, tem como questão de investigação: “Que contribuição a confecção de peças em crochê pode oferecer para processo de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos com estudantes da Educação Básica?”. Para tanto, temos por objetivo “investigar os conhecimentos matemáticos envolvidos na confecção de peças de crochê em um contexto escolar”. Para a constituição dos dados será desenvolvida uma sequência didática em que as e os estudantes de uma escola pública situada no interior do estado de São Paulo irão aprender a confeccionar peças em crochê e investigar conceitos matemáticos relacionados a essa prática cultural. Os dados serão obtidos por meio de registros fotográficos, vídeos, registros escritos, registros orais e o diário de campo da pesquisadora. Para a análise dos dados consideramos os registros visuais e escrito da Surda estudante e o diário de campo e apresentamos os episódios dos dias de cada aula constituindo uma unidade de análise.