AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS MANIFESTADAS EM ALUNOS DO SÉTIMO ANO A PARTIR DO USO DA METODOLOGIA DE ENSINO ESTUDO DE CASO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Ensino de Matemática. Estudo de caso. Habilidades Cognitivas
O desinteresse dos alunos pela matemática, muitas vezes resultante da falta de significado e contextualização dos conceitos, é um problema recorrente. Posto isso, este estudo explora como a metodologia de ensino denominada Estudo de Caso (EC) ao contextualizar e dar significados aos conceitos, possibilita um maior interesse e envolvimento do aluno no ensino e aprendizagem da matemática, podendo assim, promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas de alta ordem. A escolha dessa metodologia se justifica pela escassez de pesquisas nesse contexto e por sua capacidade de fomentar a tomada de decisões e resolução de problemas. Assim, o objetivo deste estudo é investigar como o EC pode contribuir para favorecer a compreensão e aplicação dos conceitos correlacionados aos números inteiros no cotidiano dos alunos do 7º ano, estimulando habilidades cognitivas de alta ordem, como análise de informações, criatividade, autonomia, colaboração, raciocínio lógico e tomada de decisão. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando um EC intitulado “A Viagem dos Sonhos” como base para uma sequência de aulas. Esta sequência integrará estratégias de ensino como questões investigativas, experimentação com o uso de material manipulável, produção de relato escrito e interações dialógicas durante debates, correlacionando os conceitos de números inteiros ao contexto da Educação Financeira à realidade dos alunos. O estudo foi realizado com uma turma de 36 alunos, em uma escola estadual do leste mineiro. Os instrumentos para coleta de dados incluiram, caderno de campo, relatos, questionários de forma escrita e transcrições de áudios e vídeos. A análise dos dados foi baseada na análise de conteúdo de Bardin (2011). A avaliação das habilidades cognitivas manifestadas, foram baseadas nas categorias de Zoller (1993) adaptadas por Suart (2008). Espera-se que os resultados evidenciem que o uso do Estudo de Caso (EC) no ensino de Matemática possa ampliar o interesse dos alunos pela disciplina, além de favorecer o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da capacidade de tomada de decisão consciente. A pesquisa também busca contribuir para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, ao oferecer novas perspectivas metodológicas para o ensino da Matemática. Ademais, pretende-se que este estudo colabore para o preenchimento de uma lacuna existente na literatura da área, especialmente no que se refere à investigação sobre o desenvolvimento de habilidades cognitivas no contexto da Educação Matemática mediada por metodologias ativas como o Estudo de Caso.