NARRATIVAS DAS PRÁTICAS E SENTIDOS DE DOCENTES DE MATEMÁTICA NOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO NOVO ENSINO MÉDIO
Itinerários Formativos; Pesquisa (auto)biográfica;Educação Matemática; Formação docente.
Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e (auto)biográfica para compreender os sentidos atribuídos pelos docentes às suas trajetórias formativas e práticas pedagógicas. O estudo investiga a prática pedagógica de professores de Matemática no Novo Ensino Médio (NEM), com foco nos Itinerários Formativos (IFs), uma das principais mudanças curriculares desse novo modelo de ensino. A questão de investigação que orienta esta pesquisa é: Quais sentidos os professores e professoras de Matemática atribuem às suas trajetórias formativas e experiências docentes, atuando em disciplinas dos IFs no contexto do NEM? A produção de dados utiliza o método de entrevistas narrativas (auto)biográficas. Os objetivos da pesquisa incluem: conhecer as trajetórias de vida e de formação dos professores e professoras de Matemática; identificar os indícios dos sentidos atribuídos pelos docentes de Matemática às suas experiências com os IFs no contexto do NEM; e identificar os desafios, dilemas enfrentados pelos docentes na implementação, planejamento e desenvolvimento das propostas dos IFs. A investigação é centrada na experiência dos professores em escolas públicas de Minas Gerais. A análise das narrativas permite refletir sobre os processos de construção da identidade docente, evidenciando como as mudanças curriculares, a formação pedagógica e os desafios da docência influenciam a prática e a relação dos professores com os estudantes.