CONTRIBUIÇÕES DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS PARA A PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO DOS ESTUDANTES: UM ESTUDO NO CONTEXTO DO EMTI
ensino por investigação, pensamento crítico, problematização
Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UFLA, no âmbito do Programa Trilhas do Futuro, investiga como atividades experimentais investigativas podem contribuir para a promoção do pensamento crítico de estudantes do Ensino Médio Técnico Integral (EMTI). A partir da elaboração e aplicação da Sequência de Ensino por Investigação (SEI), “Desafio Vila Azul: Soluções Químicas para um Lago Sustentável”, o estudo articula conceitos de soluções e concentrações químicas a uma problemática socioambiental contextualizada, envolvendo a eutrofização e o uso de sulfato de cobre no tratamento da água. A abordagem metodológica é qualitativa, com coleta de dados por observação, registros
escritos e gravações em áudio e vídeo das interações em sala. A análise de conteúdo será utilizada para identificar manifestações de habilidades como argumentação, tomada de decisão e reflexão crítica. Ao integrar saberes conceituais, procedimentais e atitudinais, a proposta busca compreender de que maneira a prática investigativa, aliada à mediação docente, favorece a autonomia intelectual e a formação cidadã dos estudantes, conectando a Química escolar a contextos reais e socialmente relevantes.