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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNA BEATRIZ DE OLIVEIRA FARIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNA BEATRIZ DE OLIVEIRA FARIA
DATA: 19/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/cxh-ofjt-nqh
TÍTULO:

O ALFABETO DA QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES DE UM MATERIAL PARADIDÁTICO  PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA


PALAVRAS-CHAVES:

Tabela periódica,material paradidático, ensino de química.


PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A educação inclusiva busca atender e garantir que todos os discentes, independentemente de suas particularidades, tenham acesso a uma educação de qualidade. Diante deste cenário, em se tratando do ensino de química, se faz necessário repensar formas de ensinar a Tabela Periódica para estudantes que apresentam dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem. Nesse sentido, a utilização de materiais paradidáticos revisionais pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a compreensão e o interesse de estudantes, especialmente aqueles no espectro do autismo. Considerando as dificuldades de aprendizagem frequentemente enfrentadas por esses estudantes, materiais didáticos adaptados podem desempenhar um papel crucial no apoio à sua educação. Com isso, este estudo visa explorar e pesquisar as potencialidades de um material revisional sobre a Tabela Periódica para estudantes com dificuldade de aprendizagem. A pesquisa pretende utilizar uma abordagem qualitativa, de modo a coletar os dados por meio de questionários, entrevistas, diários de campo e gravações em áudio e vídeo, das atividades realizadas pelos estudantes que serão acompanhados durante as aulas de química por um período de  seis aulas.  Assim, as observações obtidas a partir da coleta de dados, fornecerá informações importantes acerca do processo de aprendizagem da estudante, bem como, identificar possíveis estratégias que sejam eficazes e que possam ser aplicadas para melhorar a aprendizagem de estudantes no espectro autista, promovendo uma educação mais personalizada e eficiente. Nesse sentido, espera-se que haja uma melhoria significativa em relação ao conhecimento científico, aprendizagem e engajamento da estudante sobre o conteúdo da Tabela Periódica. Portanto, o presente estudo tem potencial para oferecer contribuições significativas para a prática pedagógica inclusiva, principalmente para estudantes que se encontrem no Transtorno do Espectro Autista. 



MEMBROS DA BANCA:
Interno - RENATA REIS PEREIRA (Membro)
Externo à Instituição - REGINA SIMPLÍCIO CARVALHO - UFV (Membro)
Interno - PAULO RICARDO DA SILVA (Suplente)
Presidente - HELENA LIBARDI (Membro)
Notícia cadastrada em: 01/09/2025 18:17
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