Educação especial; números inteiros; autismo
Nossa pesquisa de mestrado busca contribuir para a inclusão de estudantes com deficiência no ensino de matemática. Temos como desafio encontrar estratégias para trabalhar os conceitos básicos da matemática com estudantes com algum tipo de deficiência. Para isso, pesquisaremos as potencialidades do uso de materiais manipulativos no ensino de matemática na sala de recursos multifuncionais. Desenvolveremos uma sequência de atividades nesse espaço para desenvolver o conceito de números inteiros, com o objetivo de mediar sua construção pelos estudantes em sala de aula, considerando as dificuldades que esses estudantes podem encontrar na abstração matemática. Desenvolveremos uma pesquisa qualitativa de estudo de caso, uma abordagem metodológica que envolve uma investigação detalhada, proporcionando uma compreensão contextualizada dos eventos das interações. Com a aplicação de atividades lúdicas e a utilização de materiais manipulativos diversos, pretendemos analisar o impacto dessas intervenções na aprendizagem dos estudantes, buscando evidenciar a importância dos materiais manipulativos como mediadores na construção do conhecimento matemático. Com o uso da sequência, buscamos facilitar a compreensão do assunto com os estudantes, mostrando a necessidade da criação dos números inteiros com situações no dia-a-dia com o uso de materiais manipulativos para facilitar a compreensão abstrata da matemática. Após o término da sequência, observaremos o desenvolvimento do estudante para identificar se ele se apropriou dos conceitos desenvolvidos, a fim de verificar a potencialidade da sequência desenvolvida para a aprendizagem dos conceitos envolvendo os números inteiros. Analisaremos o uso desses materiais em situações de defasagem em relação às operações matemáticas, de forma a atingir os estudantes de diferentes formas, mesmo que, para isso, seja necessário detectar as particularidades desses estudantes.