A Universidade Federal de Lavras (UFLA) disponibilizou a 6ª edição do Manual de Normalização e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos, que traz mudanças significativas para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da graduação e pós-graduação. A nova versão amplia os formatos de apresentação permitidos, atualiza normas conforme a nova ABNT NBR 14724/2024 e reforça o compromisso com a acessibilidade digital. A adoção é facultativa até 1º de junho de 2025, quando passa a ser obrigatória.
O Manual está disponível no Repositório Institucional da UFLA (RIUFLA) e, até 30 de abril, dúvidas, sugestões ou críticas podem ser enviadas para o e-mail: repositorio.
Segundo o bibliotecário-documentalista e presidente da Comissão de Revisão, Nivaldo Calixto Ribeiro, a nova edição representa um marco. “Ao ampliar os formatos aceitos para trabalhos acadêmicos, promover a acessibilidade e alinhar-se às normas atualizadas da ABNT, a versão atual reafirma o compromisso da UFLA com a inovação e a inclusão na produção científica”, destaca. Ele também ressalta a criação da Coleção Produção Acadêmica UFLA, que reúne guias práticos para orientar a comunidade acadêmica.
Essa coleção foi construída com a contribuição de profissionais da UFLA e de instituições parceiras, como UFMG, UFSC, UFPR e UFBA, e envolveu a colaboração de docentes, técnicos, bibliotecários e o apoio institucional da Editora UFLA.
Para o professor José Airton Rodrigues Nunes, também integrante da Comissão, o Manual atual valoriza diferentes formas de produção científica. “O novo Manual de Normalização da UFLA representa um avanço inovador ao reconhecer diferentes formatos de produção acadêmica no âmbito da pós-graduação, além das tradicionais dissertações e teses, como softwares, patentes e propostas pedagógicas, permitindo que os resultados das pesquisas retornem mais rapidamente à sociedade”, afirma.
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFLA) também destacou os ganhos com a nova edição, apontando que ela chega em boa hora, ao oferecer liberdade aos estudantes para escolherem como apresentar seus trabalhos. “A mudança representa um avanço importante na valorização de diferentes formas de produção acadêmica, tornando a universidade mais conectada com a diversidade do conhecimento e com os desafios do mundo real.”
Outros formatos serão lançados gradualmente no portal: www.tcc.ufla.br
A UFLA também irá promover encontros para esclarecer dúvidas da comunidade acadêmica sobre as novidades do Manual e as possibilidades de apresentação dos trabalhos.
Comunicação UFLA
Telefones: (35) 3829-1104
ufla.br • comunicacao@ufla.br