MICHEL SERRES E O PENSAMENTO MESTIÇO: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO HUMANA CONTEMPORÂNEA
Michel Serres, Pensamento Mestiço, educação mestiça, Formação humana e Contemporaneidade.
A dissertação analisa o pensamento mestiço de Michel Serres, tendo como foco o conceito de mestiçagem e suas implicações na formação humana contemporânea. Propõe-se a examinar os princípios e limites do pensamento fundamentado no paradigma epistemológico moderno para a emergência do pensamento mestiço, bem como refletir sobre os fundamentos do pensamento mestiço e, por fim, indagar sobre as perspectivas e desafios de como a educação pela mestiçagem pode ser efetivada nos princípios e metodologias pedagógicas. Ou seja, de que modo a educação mestiça, em sua constituição marcada pela inclusão de experiências informais, culturais e não escolares, pode ser compreendida como potência educativa? Assim, para a concretização desta dissertação, propõe-se a resolução das seguintes perguntas: até que ponto o pensamento mestiço de Michel Serres contribui para a formação humana contemporânea? E como é que esta perspectiva pode superar a fragmentação e a hiperespecialização do saber, características que marcam os desafios atuais da educação? Por fim, pressupõe-se que com o pensamento mestiço contribuirá para se pensar a superação das crises educacionais contemporâneas fragmentárias. E que, com a mudança do paradigma epistemológico moderno, excludente e mecanicista, mutiladora da verdade e do conhecimento, sendo superado, possibilitar-se-á o advento de uma educação mestiça, que consiste na apropriação dialógica das ciências exatas e Humanas, ou seja, na interdisciplinaridade, na multiculturalidade, no respeito pela dignidade humana, natureza, assim como na tolerância das diferentes identidades culturais.