LER A CRISE NA EDUCAÇÃO À LUZ DA FILOSOFIA POLÍTICA DE HANNAH ARENDT: TRADIÇÃO, AUTORIDADE E
ESPAÇO PÚBLICO
Hannah Arendt; crise na educação; autoridade; tradição; esfera pública.
A presente dissertação sustenta que a crise na educação contemporânea não é primariamente um problema pedagógico, mas sim a manifestação do colapso da autoridade e da ruptura com a tradição na Modernidade, diagnosticados por Hannah Arendt. O estudo demonstra que a invasão da Esfera Social e da lógica de mercado no espaço escolar compromete sua função essencial, que deve ser pré-política para a formação da liberdade. Postula-se que a crise é, em essência, uma crise de responsabilidade do adulto em mediar o legado cultural e político. Em diálogo com Arendt, propõe-se uma Pedagogia da Responsabilidade como a via para reexaminar o papel da educação. Esta abordagem critica a subordinação funcionalista do ensino (evidenciada, por exemplo, na ênfase em competências da BNCC) e defende a Autoridade e a Tradição como pilares para a formação de cidadãos capazes de Ação no espaço público.