Notícias

Banca de DEFESA: THIAGO EMMANUEL DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO EMMANUEL DE ALMEIDA
DATA: 15/08/2024
HORA: 10:00
LOCAL: online
TÍTULO:

Avaliação de desempenho dos índices produtivos da bovinocultura de corte entre os biomas do estado de Minas Gerais


PALAVRAS-CHAVES:

cerrado, biomas, produção animal, bovinocultura, confinamento


PÁGINAS: 24
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
ESPECIALIDADE: Criação de Animais
RESUMO:

O estado de Minas Gerais possui o quarto maior rebanho bovino do Brasil. Segundo o IBGE em 2022 ano o estado apresentou crescimento de 0,6% em relação ao ano de 2021, chegando a 23 milhões de cabeças. O cenário apresentado demonstra que o acompanhamento da produção de bovinos é fator importante para o planejamento de agentes públicos e privados, uma vez que cada bioma apresenta desafios e oportunidades específicas, que devem ser considerados no planejamento e condução da produção de carne bovina.

Assim sendo, por meio de técnicas de análise de dados, o presente estudo buscou avaliar o desempenho dos índices produtivos da bovinocultura de corte extensiva e intensiva entre os biomas presentes no estado de Minas Gerais, além de tornar público a média dos últimos cinco anos de produção, produtividade, rebanho, número de agricultores familiares e não familiares na atividade. Os dados utilizados neste estudo, são oriundos do acompanhamento da produção de bovinos de corte realizado pela Emater-MG entre os anos de 2019 a 2023.

          Após análise estatística, verificou-se que os índices produtivos são diferentes entre os biomas do estado de Minas Gerais, e não existe correlação entre um maior número de indivíduos na atividade com uma maior produção total e produtividade média, pois em comparação aos biomas cerrado e mata atlântica o bioma da caatinga apesar de possuir maior rebanho e maior número de agricultores na atividade, apresenta o menor desempenho tanto na produtividade média quanto produção total.

Diante do exposto, se faz necessário que as entidades de pesquisa pública e privada juntamente com a assistência técnica e extensão rural tenham ações direcionadas para cada bioma em específico, respeitando suas potencialidades e principalmente suas características socioeconômicas e edafoclimáticas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - DANIEL RUME CASAGRANDE (Suplente)
Externo à Instituição - HERLON MENEGUELLI ALHADAS - UFLA (Membro)
Externo à Instituição - KLESO SILVA FRANCO JUNIOR - CESEP (Membro)
Interno - MARCIO MACHADO LADEIRA (Suplente)
Presidente - MATEUS PIES GIONBELLI (Membro)
Notícia cadastrada em: 13/08/2024 09:08
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 25/08/2024 01:17