Notícias

Banca de DEFESA: PÉRICLES ALEXANDRE SQUÁRIS MARQUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PÉRICLES ALEXANDRE SQUÁRIS MARQUES
DATA: 21/08/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

ESTIMATIVA DA ALTURA DO DOSSEL DE PASTOS ATRAVÉS MAPEAMENTO COM VANT


PALAVRAS-CHAVES:

Sensores ópiticos; manejo do pastejo; sistemas integrados


PÁGINAS: 38
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Pastagem e Forragicultura
ESPECIALIDADE: Manejo e Conservação de Pastagens
RESUMO:

A melhoria nas técnicas de manejo de pastagens em sistemas integrados, ou mesmo de produção intensiva, visa assegurar a sustentabilidade da pecuária bovina em biomas como o do Cerrado. O emprego de tecnologias rápidas e assertivas para determinação de entrada e saída do rebanho bovino nesses sistemas proporciona a melhoria no manejo e na produção animal. Diante disso, neste trabalho visou-se desenvolver uma metodologia de manejo de pastagens, mapeando sistemas produtivos de lotação contínua com base na reflectância e índices de biomassa por meio de sensores ópticos embarcados em um Veículo Aéreo Não Tripulado. Com esta finalidade, foram realizados voos sobre áreas experimentais, localizadas em Lavras e Sete Lagoas. Após processamento, foram gerados mosaicos de imagens e, aplicando a geoestatística do método de Jenks no formato de Índices de cálculo de biomassa, foi realizado o mapeamento de altura da pastagem. Na determinação da altura para a parametrização da metodologia, foram amostradas as pastagens por método indireto de medição da altura, com uso de bastões graduados. Foram aplicados testes estatísticos comparativos para validação da estratificação em quatro classes nos quais verificou-se a ótima previsibilidade dos Índices de Vegetação testados. Os resultados confirmaram que a metodologia, através da média ponderada de altura das pastagens, utilizando-se como parâmetro de calibração, consegue estratificar e predizer com precisão o percentual de ocupação da pastagem por área do piquete nas épocas chuvosa e seca. Os mosaicos coropléticos mediram e registraram as falhas da pastagem que geralmente não são quantificadas na amostragem com média simples, onde aparece o solo exposto. Através deles também é possível diagnosticar visualmente, com os mapas coropléticos, o estado geral da ocupação da pastagem no terreno. Conclui-se que esta pesquisa validou a metodologia de manejo e diagnóstico com o uso de Drones, podendo ser replicada em sistemas de produção intensiva e sistemas de integração lavoura e pecuária(ILP). 

A melhoria nas técnicas de manejo de pastagens em sistemas integrados, ou mesmo de produção intensiva, visa assegurar a sustentabilidade da pecuária bovina em biomas como o do Cerrado. O emprego de tecnologias rápidas e assertivas para determinação de entrada e saída do rebanho bovino nesses sistemas proporciona a melhoria no manejo e na produção animal. Diante disso, neste trabalho visou-se desenvolver uma metodologia de manejo de pastagens[DC1] [DC2] , mapeando sistemas produtivos de lotação contínua [DC3] com base na reflectância e índices de biomassa por meio de sensores ópticos embarcados em um Veículo Aéreo Não Tripulado. Com esta finalidade, foram realizados voos sobre áreas experimentais, localizadas em Lavras e Sete Lagoas. Após processamento, foram gerados mosaicos de imagens e, aplicando a geoestatística do método de Jenks no formato de Índices de cálculo de biomassa, foi realizado o mapeamento de altura da pastagem. Na determinação da altura para a parametrização da metodologia, foram amostradas as pastagens por método indireto de medição da altura, com uso de bastões graduados. Foram aplicados testes estatísticos comparativos para validação da estratificação em quatro classes nos quais verificou-se a ótima previsibilidade dos Índices de Vegetação testados. Os resultados confirmaram que a metodologia, através da média ponderada de altura das pastagens, utilizando-se como parâmetro de calibração, consegue estratificar e predizer com precisão o percentual de ocupação da pastagem por área do piquete nas épocas chuvosa e seca. Os mosaicos coropléticos mediram e registraram as falhas da pastagem que geralmente não são quantificadas na amostragem com média simples, onde aparece o solo exposto. Através deles também é possível diagnosticar visualmente, com os mapas coropléticos, o estado geral da ocupação da pastagem no terreno. Conclui-se que esta pesquisa validou [DC4] a metodologia de manejo e diagnóstico com o uso de Drones, podendo ser replicada em sistemas de produção intensiva e sistemas de integração lavoura e pecuária(ILP).


 [DC1]Não testamos metodologia de manejo...

 [DC2]Desenvolver metodologia para medir altura de forma mais facil....

 [DC3]Não precisa ficar restrito a lotação contínua.....

 [DC4]Pode ser mais direto... Falar que a metodologia x e z podem ser usadas,

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MÁRCIA CRISTINA TEIXEIRA DA SILVEIRA - EMBRAPA (Membro)
Presidente - DANIEL RUME CASAGRANDE (Membro)
Interno - CARLA LUIZA DA SILVA AVILA (Membro)
Externo à Instituição - BRUNO GROSSI COSTA HOMEM - UFV (Suplente)
Externo à Instituição - ADENILSON JOSÉ PAIVA - UFRRJ (Suplente)
Notícia cadastrada em: 13/08/2024 09:16
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 25/08/2024 09:15