Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO ROCHA SANTOS

DISCENTE: PEDRO ROCHA SANTOS
DATA: 20/06/2024
LOCAL: Qualificação virtual

Influência das mudanças climáticas na produção de forrageiras no bioma Cerrado: uma revisão de literatura.

Mudanças Climáticas

Cerrado

Forrageiras tropicais

revisão de literatura

pastagens

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Pastagem e Forragicultura
ESPECIALIDADE: Avaliação, Produção e Conservação de Forragens

A pauta das mudanças climáticas está cada dia mais presente nos meios de comunicação, este termo refere-se a qualquer mudança sobre os fatores do clima, podendo ser um fenômeno natural ou influenciado pela raça humana. Esta última tem se tornado um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade no século XXI, tendo em vista que nas últimas décadas essas mudanças climáticas estão ocorrendo de forma mais acelerada, desde 1880, período pré-industrial, a temperatura média da superfície tem aumentado a uma taxa média de 0,08ºC a 0,09°C por década, enquanto a partir da década de 1980, a taxa mais que dobrou, passando para uma média de 0,19°C a 0,20°C de aumento por década. A aceleração das mudanças climáticas é um grande risco para todos os seres vivos, sejam da fauna ou da flora, já que muitas vezes a capacidade de adaptação destes, não consegue acompanhar a velocidade de mudanças climáticas, podendo trazer prejuízos sociais, ambientais e econômicos. Para a agricultura e a pecuária, estes riscos não são diferentes, levando em consideração que os fatores de produção ambientais são difíceis ou caros para se controlar. Dentre estes fatores, estão principalmente as alterações dos padrões de temperatura, da disponibilidade de água, alteração do regime de chuvas e os eventos climáticos extremos. Estes riscos podem ser ainda mais preocupantes para os biomas caracterizados como savana, como nos casos das Savanas Africanas e do Cerrado brasileiro, que possuem clima caracterizado pela alternância entre uma estação úmida e outra seca. O Cerrado brasileiro em especial, por ser uma região estratégica para todo o mundo, quando se trata da segurança alimentar atual e futura, já que corresponde a cerca de 42% das áreas de produção de grãos e 31% das áreas de pastagens do Brasil. No Cerrado pela característica de sazonalidade das chuvas, predominam-se as pastagens cultivadas com gramíneas forrageiras tropicais, em especial dos gêneros Brachiaria e Panicum, que são adaptadas ao clima da região e possuem alto potencial produtivo. Porém, apesar da adaptabilidade destas principais forrageiras a região, o equilíbrio entre a espécie e as condições ambientais é de suma importância para o alcance de níveis aceitáveis em qualidade e quantidade de forragem produzida, tanto na estação chuvosa, quanto na seca. Diante deste cenário, o estudo, compilação e revisão de materiais sobre como as mudanças climáticas influenciam e influenciarão a produção das forrageiras tropicais no bioma Cerrado é imprescindível para o sucesso da pecuária e a segurança alimentar do Brasil e do mundo a curto, médio e longo prazo. Sobretudo, é um tema de grande relevância para a construção do conhecimento de forragicultura no contexto da sustentabilidade, da mitigação, da adaptação e da formulação de políticas públicas sobre um agronegócio mais sustentável e como manter e elevar a produtividade no bioma Cerrado em um cenário de incertezas ambientais.

Externo à Instituição - SERGIO DOMINGOS SIMAO - UFLA (Membro)
Presidente - MARCIO ANDRE STEFANELLI LARA (Membro)
Interno - DANIEL RUME CASAGRANDE (Membro)
Externo à Instituição - DANIEL DA CUNHA - REHAGRO (Suplente)