Banca de DEFESA: RAUL REIS ASSUNÇÃO

DISCENTE: RAUL REIS ASSUNÇÃO
DATA: 25/02/2022
LOCAL: Google meet

CRESCIMENTO INICIAL E DIVERSIDADE GENÉTICA EM PROGÊNIES DE ZEYHERIA TUBERCULOSA (VELLOZO) BUREAU (BIGNONIECEAE)

ipê-felpudo, melhoramento genético, marcador molecular, parâmetros genéticos, pomar de sementes.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Florestais e Engenharia Florestal
SUBÁREA: Silvicultura
ESPECIALIDADE: Genética e Melhoramento Florestal

Zeyheria tuberculosa (ipê-felpudo) é uma espécie florestal nativa do Cerrado e Mata Atlântica, classificada como vulnerável à extinção e possui alto potencial para o desenvolvimento silvicultural e genético. Sua madeira possui alto valor comercial, sendo utilizada para obras internas, construções civis, dentre outros fins. No entanto, os programas de melhoramento genético de suas populações ainda são insipientes. Visando contribuir para a domesticação da espécie, o presente trabalho tem como objetivos: a) realizar a seleção de progênies com características genéticas superiores; b) avaliar a diversidade e estrutura genética entre e dentro das progênies selecionadas, por meio de marcadores ISSR; e c) avaliar o potencial da população estabelecida em ser utilizada como pomar de sementes por mudas (PSM). O experimento se localiza na Fazenda Palmital, pertencente à Universidade Federal de Lavras, em Ijaci-MG. Dentre as 71 progênies avaliadas, as 12 de maiores desempenhos genéticos, com 8 repetições em cada, totalizando 96 indivíduos, foram selecionadas para análises moleculares. Dez primers foram escolhidos, os quais geraram 91 bandas, sendo 82 polimórficas (90,1%) e média de 9 bandas por primer. O conteúdo de informação polimórfica (PIC) foi de 0,44 para os dados conjuntos, variando entre 0,28 e 0,41, foi considerado moderadamente informativo. A quantificação de alelos por progênie, revelou que o número de alelos observados (Ao) variou entre 1,51 (progênies 3 e 73) e 1,7 (progênie 7), enquanto o número de alelos efetivos (Ae) variou entre 1,33 (progênie 6) e 1,49 (progênie 7). Os valores de diversidade apresentados pelo índice de Nei (H*) foi de 0,35 e pelo índice de Shannon (I*) foi de 0,52, o que é considerado de intermediária à alta diversidade genética. O dendrograma gerado a partir do método de agrupamento UPGMA, revelou a formação de dez grupos, para indivíduos e de dois grupos, para famílias, com destaque para a progênie 59, que ficou sozinha em um dos grupos. O agrupamento gerado pela análise Bayesiana, também indicou a formação de dois grupos distintos, no entanto mostrou maiores proximidades entre as progênies 10, 12, 59 e 77. Os dados obtidos, segundo os marcadores ISSR utilizados, indicam grande diferenciação genética entre as progênies (Φst = 0,1991), além disso, o percentual de variação é maior dentro (80,1%) do que entre (19,9%) progênies. As progênies analisadas nesse estudo revelam enorme potencial de comporem um pomar de sementes melhoradas, por possuírem uma satisfatória diversidade genética. Esses resultados são importantes para subsidiar estratégias de melhoramento genético e conservação da diversidade genética dessa e de outras populações de ipê-felpudo.

Externo à Instituição - ÉRICK MARTINS NIERI - UNIFESSPA (Suplente)
Externo à Instituição - VIVIANE MARIA BARAZETTI - UFLA (Membro)
Presidente - LUCAS AMARAL DE MELO (Membro)
Externo à Instituição - ENÉAS RICARDO KONZEN - UFRGS (Membro)